As cachoeiras localizadas em montanhas nos municípios de Janaúba, Porteirinha, Mato Verde, Monte Azul, Espinosa, Catuti, Mamonas, entre outros da Serra Geral e que apresentam belezas naturais, algumas pouco ainda conhecidas pelos turistas vêm sendo visitadas no Norte de Minas. Mas com a divulgação pelas redes sociais e imprensa, as prefeituras têm mostrado todo o potencial turístico e suas peculiaridades.
As cachoeiras de Pajeú em Monte Azul é um dos exemplos de rara beleza que se pode encontrar no Norte de Minas. Para chegar até o local é preciso andar mais de 1 KM e encontrar pela frente um paraíso através de uma trilha de grande subida, com de muitas pedras até o paredão, que tem queda d´água bem alta. Mas a água fria e escura cai num poço grande e de pouca profundidade.
Além da cachoeira de Pajéu, há as barragens de Chuveirinho – Cana Brava, onde são apreciadas aos finais de semana e feriados prolongados pelos turistas e moradores da região de Monte Azul, Mamonas, Catuti, Santo Antônio do Retiro, além da cachoeira de Maria Rosa, em Mato Verde, bem como a se Serrado em Porteirinha Serranópolis de Minas, Mata de São João, entre Monte Azul e Santo Antônio de Retiro.
Um dos cartões postais são as montanhas com clima mais ameno – como se verificar na Fazenda Grande Sertão, em Catuti, passando pelo distrito de Novo Riachinho pertencente a Monte Azul.
O município de Monte Azul abriga também o Parque Caminhos dos Gerais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), devendo ser aberto ainda neste ano para visitações de escoteiros e já pessoas montando barracas em alguns pontos turísticos já conhecidos naquela região no Norte de Minas.
Todas as cachoeiras possuem animais exóticos, bem como cobras, onças pintadas, mocós, gatos do mato, entre muitas outras espécies da fauna silvestre.
INVESTIMENTOS – O prefeito de Monte Azul, Paulo Dias Moreira revelou ontem, durante encontro realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), no Colégio Tiradentes da Polícias Militar (CTPM) à reportagem do NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS, que a Secretaria Municipal de Turismo tem divulgado bastante as riquezas naturais e espera que haja procura de turistas – como vem acontecendo, pois lá possui locais que são verdadeiros paraísos nas serras monteazulenses.
Contudo, garantiu que o turismo é uma das principais prioridades em sua administração, principalmente buscando valorizar cada vez mais o potencial turístico local oferecendo e estabelecendo estrutura com a iniciativa provada e pública entre os Governos do Estado, através da Secretaria e Ministério do Turismo para atração de investimentos neste setor que cresce em todo o País.
CARAÍBAS – A cachoeira Caraíbas do Espigão Entre Espinosa e Monte Azul no meio da serra é cercada de montanhas, sendo um lugar muito procurado, revela o professor montes-clarense de Direito, Mércio Mota. Segundo o advogado, vale a pena conhecer aquela região, lembrando que no ano passado, esteve visitando, e ficou encantado com as maravilhas entre as montanhas encrustadas da Serra Geral.
GRÃO MOGOL – Situada na Cordilheira do Espinhaço, o município vem se consolidando como um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais. A cidade atrai visitantes de distantes partes do Brasil, que vivem experiências do enoturismo e do turismo de natureza, admiram as construções históricas e se encantam com as trilhas, cachoeiras, paisagens e espécies endêmicas da flora e da fauna da região.
Grão Mogol tornou-se um exemplo de transformação por meio do fomento do turismo. O potencial turístico do município é reconhecido por um ícone do setor do país, Guilherme Paulus, fundador da CVC, maior operadora nacional do turismo.