As histórias de vida dos premiados são de constante superação. Rosilene Areco, a Rosi de Pirapora, é a dona do troféu de Inovação e Tecnologia. Rosi conciliava seu trabalho no comércio com a venda de roupas e cosméticos. Conheceu o Crediamigo, apostou no sonho, decidiu empreender e hoje é um sucesso nacional. Quem afirma são os seus mais de 100 mil seguidores no perfil @rosiareco no Instagram, onde vende seus produtos para todo o Brasil.
“Eu comecei a fazer planos de sair do meu serviço e empreender, trabalhar para mim mesma, e o Crediamigo sempre esteve junto comigo. Eu tenho colhido os frutos. Ver a Rosi de alguns anos e ver tudo que eu tenho alcançado hoje é excelente. Eu falo que hoje trabalho na rua mais movimentada, a internet”, declarou a vencedora, que também possui um ponto físico.
Nádia Bittencourt levou para a sua academia em Montalvânia o prêmio de Empreendedorismo Feminino e Maria Nilsa da Silva, proprietária de um restaurante em Montes Claros, é a vencedora de Sustentabilidade.
AGROAMIGO
Não é tão comum associar o trabalho nas mídias sociais com a rotina da zona rural. O José Carlos Rocha, atendido pelo Agroamigo em São João do Paraíso, está provando que as duas realidades têm tudo a ver. O agricultor e a filha Denise movimentam o perfil @diminas.produtosnaturais no Instagram. A dupla compartilha vídeos bem-humorados e mostra como é o dia a dia no campo. Vende sucos, polpas de frutas, temperos, óleos e ainda garante boas risadas. José Carlos ergueu o troféu de Inovação e Tecnologia.
Célia Mendes produz hortaliças e frutas com práticas agroecológicas em Pedras de Maria de Cruz e é a ganhadora do troféu de Empreendedorismo Feminino. O prêmio de Sustentabilidade é da cafeicultora Clediane Florêncio, de São João do Paraíso.
AGRICULTURA FAMILIAR
Natalie Alves buscou recursos do Pronaf para a produção de laticínios em Januária. O empreendimento prosperou e é dela o prêmio na categoria Empreendedorismo Feminino. O pecuarista João Batista da Mota levou para Cônego Marinho o troféu de Inovação e Tecnologia. O agricultor Afonso Lima, de Diamantina, ganhou na categoria Sustentabilidade.
PARCERIAS Superintendente estadual do Banco do Nordeste, Wesley Maciel exaltou o trabalho diário dos premiados e fez questão de dividir o protagonismo do momento com os parceiros institucionais. “Cada um aqui presente pode se sentir feliz por fazer parte desse ciclo virtuoso da economia, em que verdadeiramente transformamos vidas e ajudamos nossos semelhantes. Nosso trabalho vai em busca de diminuirmos as desigualdades e permitirmos que todos tenham condições de vida mais adequadas. As histórias contadas aqui hoje são fortes e emocionantes”, afirmou Wesley.
A comissão julgadora que selecionou clientes do Crediamigo é composta por profissionais da Prefeitura Municipal de Montes Claros, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os vencedores do Agroamigo e Agricultura Familiar foram escolhidos por representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).