Entre os desafios de abrir uma empresa, obter crédito no mercado para a sua implantação pode ser um dos mais difíceis de solucionar. Não para os empreendedores dos 249 municípios onde o Banco do Nordeste atua em Minas Gerais, já que a instituição tem como um dos seus diferenciais a oferta de recursos financeiros para empresas ainda em fase de instalação. Superintendente estadual do BNB, Wesley Maciel, afirma que boas ideias merecem sair do papel e virar realidade.
“Projetos interessantes, que gerem emprego e renda para a nossa região, podem e devem ser apoiados, com taxas e condições de pagamento justas. O caminho para os empreendedores é procurar uma agência do Banco do Nordeste e apresentar sua proposta de negócio”, indica Wesley Maciel. O gestor acrescenta que a instituição ainda financia aquisição de bens e a modernização, reforma, relocalização ou ampliação de empreendimentos, desde que atendidos critérios internos de análise de viabilidade dos projetos.
Em Pedras de Maria da Cruz, no Norte de Minas, o supermercado Mega Bom nasceu assim, já com o apoio do BNB desde o início O empreendimento, enquadrado como pequena empresa, tem dois anos de vida e já é o maior e referência no município. Oferece ampla variedade de produtos à população local e um sistema de recompensas com bônus a seus clientes.
O empresário Gilvan Melo conta que o Banco do Nordeste financiou a reforma, a compra de equipamentos e ainda forneceu capital de giro para o supermercado. “Todas as minhas demandas são prontamente atendidas. Recebo muitas orientações. Os profissionais conhecem outros negócios e têm muitas boas ideias, que podemos implantar. Eu aproveito a assessoria financeira”, ressalta. O supermercado Mega Bom foi um dos vencedores do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa em 2023, iniciativa da instituição que reconhece o empreendedorismo.
MICRO E PEQUENAS
O Banco do Nordeste apoia micro e pequenas empresas de todos os setores, com taxas de juros a partir de 0,68% ao mês. O BNB financia até 100% do projeto, com prazos de pagamento que podem chegar a 20 anos, como no caso da implantação de hotéis. O período de carência nessa atividade, por exemplo, é de até cinco anos. Em Minas Gerais, a instituição atua no Norte do Estado, parte do Noroeste e nos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Rio Doce. O Banco do Nordeste mantém 20 agências abertas à população e atende também por meio do seu portal na internet e pelo telefone 0800-728-3030.