O azeite é muito consumido por quem deseja mais saúde e qualidade de vida. Serve tanto para o preparo de alimentos fritos e grelhados, como também para temperar saladas. Além de saboroso, o produto também é cheio de nutrientes como vitamina E, vitamina K e minerais como o cálcio que são de grande importância para a saúde. O azeite de oliva é obtido a partir das azeitonas, que nascem nas plantas chamadas oliveiras. Elas passam por um processo de prensa para a liberação do óleo.
O produto resultado dessa prensa é puro e sem misturas com outros tipos de óleos vegetais. O azeite de oliva é muito consumido em todo o mundo. O produto é usado no preparo de receitas e temperar de saladas. Sua composição dá mais sabor às refeições, mas sem alterar o gosto dos ingredientes. Mas por ser uma gordura, mesmo que boa, é preciso consumir o azeite com moderação, pois o excesso pode causar problemas para a saúde.
Por ter diversos nutrientes e vitaminas em sua composição, existem diversos benefícios do azeite de oliva para o seu corpo e sua saúde. O azeite é um produto natural e passa por um processo produtivo que não altera as suas propriedades benéficas. O resultado é um item mais saudável para as suas refeições.
Conheça a seguir os principais benefícios do azeite de oliva. Consumir o azeite de oliva contribui para a saúde de seu coração, prevenindo doenças. O produto é rico em gorduras boas e pode ser um ótimo substituto para itens que contém grande quantidade de gorduras saturadas, como a manteiga e margarina.
Os ácidos graxos presentes em sua composição têm ação antioxidante, que ajuda o sistema circulatório, aumenta os níveis do colesterol bom (HDL) e reduz os níveis do colesterol ruim (LDL). Essas propriedades, na prática, prevenindo formação de placas de gordura, que são as responsáveis por doenças cardíacas.
Os benefícios do azeite de oliva incluem também o fortalecimento do corpo, pois o alimento ajuda no aumento da imunidade. Consumir diariamente o alimento melhora o sistema de defesa do corpo. A vitamina E e polifenóis presentes no óleo evitam o envelhecimento das células, contribuindo no processo de desintoxicação do organismo.
O azeite de oliva também apresenta propriedades que beneficiam o cérebro. Assim como no coração, os ácidos graxos protegem as células cerebrais.
Os polifenóis são antioxidantes que têm relação com a prevenção e reversão de déficits de memória, causada pelo avanço da idade ou por doenças cerebrais degenerativas. Isso contribui para a aprendizagem e melhoria das funções no dia a dia.
DIABETES
A deficiência de insulina causa a diabetes tipo 2, que é uma síndrome metabólica. Este é um hormônio que capta a glicose no sangue e controla a glicemia. A presença das gorduras monoinsaturadas do azeite de oliva é muito importante para o controle da sensibilidade à insulina, prevenindo assim, a diabetes, mantendo sempre a estabilidade da glicemia.
Os antioxidantes das azeitonas e do azeite de oliva, como os actinídeos, o tirosol e os ácidos fenilpropiônicos combatem os danos causados pelos radicais livres no DNA da célula.
Estes componentes atuam diretamente contra a formação de células cancerígenas em diversas partes do corpo.
Os benefícios do azeite de oliva também ajudam a reduzir inflamações que causam dores no corpo, incluindo as articulações.
O consumo do produto combate as toxinas no organismo que são prejudiciais à saúde e proporcionam efeito analgésico ao corpo, além de fortalecer o efeito de medicamentos.
ALZHEIMER
Por contribuir para a boa saúde do cérebro, os benefícios do azeite de oliva previnem o surgimento de doenças cerebrais como o Alzheimer, mal de Parkinson e demência senil. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa deterioração das funções do cérebro, prejudicando a memória e a linguagem.
Uma das suas características é o acúmulo de placas beta-amilóides nas células do cérebro. Por isso, as propriedades do azeite são poderosas para prevenir a doença.
Quem pratica musculação e outras atividades físicas também pode aproveitar os benefícios do azeite de oliva. As gorduras insaturadas atuam na construção muscular.
Já as gorduras monoinsaturadas trabalham na recuperação do músculo após o exercício, ajudando no ganho de massa magra.
Portanto, incluir o azeite de oliva nas refeições potencializa o resultado da prática de exercícios físicos.
Grande fonte de vitamina K, o azeite de oliva fortalece os ossos e os tornam mais resistentes contra fraturas.
O alimento contém cálcio, componente imprescindível à boa formação de ossos e dentes. E também a oleuropeína, um composto de ação anti-inflamatória e antioxidante, de grande valia para a saúde do esqueleto.
Os benefícios do azeite de oliva contribuem para a limpeza do fígado, órgão responsável pela melhoria do metabolismo e o controle de, praticamente, todos os outros órgãos do corpo. Assim, funciona como um detox.
Então, consuma diariamente uma colher de sopa azeite de oliva misturada com meia colher de suco de limão, que ajuda a potencializar o efeito desintoxicante e melhora o funcionamento do órgão.