Com os objetivos de manter a segurança estrutural e garantir a qualidade da água distribuída para a população de Montes Claros, a Copasa está executando a primeira etapa das obras de melhoria na barragem do Rio Juramento. O reservatório construído na década de 1980 tem capacidade instalada de 45 milhões de m³ e representa em torno de 50% do total utilizado para o abastecimento de água da maior cidade do Norte de Minas.
De acordo com o gerente da Unidade de Serviço de Expansão Norte da Copasa, Raul César Durães, a iniciativa é baseada em um estudo realizado por uma empresa especializada que identificou a necessidade de melhorias na unidade. “Essas intervenções visam garantir a segurança, a confiabilidade e a sustentabilidade da estrutura, prevenindo problemas futuros e o prolongamento da vida útil da represa, além de gerar desenvolvimento econômico com a criação de empregos diretos e indiretos que impulsionam a economia local”.
Orçados em quase R$ 2 milhões, os trabalhos incluem o aumento da crista ou parte superior da barragem, por meio da construção de uma mureta de 670 metros de comprimento e 80 centímetros de altura, a fim de reforçar a proteção da estrutura. A Copasa infroma que os serviços preveem também a limpeza com o jateamento da superfície de concreto da torre de tomada d’água e do vertedouro, bem como o tratamento de fissuras dos dois locais com aplicação de argamassa para impermeabilização.
A previsão é que as obras sejam concluídas em novembro deste ano. A segunda etapa das obras de melhoria na barragem de Juramento está em fase de licitação, com previsão de início para os próximos meses.
OPERAÇÃO
A Copasa opera o serviço de abastecimento de água e o serviço de esgotamento sanitário em Montes Claros desde a década de 1970. O serviço de abastecimento de água opera com quatro Estações de Tratamento de Água (ETA), com 139.338 ligações ativas, interligadas por 1.780.715 metros de redes de distribuição. Diariamente, são distribuídos, em média 76,5 milhões de litros de água tratada na cidade. O sistema de esgotamento sanitário opera com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e 140.064 ligações ativas, que coletam esgotos transportados por 1.271.736 metros de redes de esgotamento.