[views count="1" print="0"]

Audiência aponta progresso com tecnologia

Câmara debateu a importância da tecnologia e da inovação para acelerar o progresso do município

A Câmara Municipal de Montes Claros sediou na noite dessa terça-feira, audiência pública para discutir a implantação da Lei Municipal de Inovação Tecnológica. O objetivo foi apresentar e debater um marco regulatório adaptado à realidade local, com potencial para fortalecer as políticas públicas voltadas à ciência, tecnologia e inovação.

Proposta pelo vereador Claudim da Prefeitura, do Cidadania, a iniciativa marca um avanço nas discussões sobre o tema. “Após anos de debate, o assunto finalmente conta com alinhamento entre Executivo, secretarias e instituições, o que representa um avanço significativo. A aprovação da lei deve potencializar as políticas públicas de ciência e tecnologia, com o apoio de universidades, empresas e parceiros, garantindo ainda um serviço público eficiente, rápido, seguro e informatizado”, afirmou.

Para a empresária do setor tecnológico Rita de Cássia, a existência de leis federal e estadual não elimina a necessidade de uma norma municipal própria. “Mesmo existindo legislações federal e estadual sobre inovação, é fundamental que Montes Claros tenha uma lei adaptada às suas características regionais, culturais e econômicas. O marco regulatório municipal permitirá adequar as políticas públicas às vocações locais, fortalecer o ecossistema de inovação, garantir recursos e promover a cultura inovadora como motor de desenvolvimento”, garantiu.

O vice-prefeito Otávio Rocha, do PP, assegurou que a cidade já possui estrutura para colocar o projeto em prática. “O município está estruturado e organizado para conquistar essa meta. A integração entre universidades, setor privado e poder público é essencial para criar um ambiente propício à inovação e transformar a lei em um marco para o de denvolvimento local”, ponderou.

Considerando o momento decisivo, a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Priscila Batista, lembrou que a meta é tornar Montes Claros mais inteligente e inclusiva. “Este é um dia importante para consolidar o marco da inovação no município. O projeto ConectaMOC é um dos primeiros passos para modernizar os serviços públicos”, observou.

Segundo o procurador-geral do município, Danilo Oliveira, a participação da sociedade é essencial. “O debate abre espaço para que a população participe ativamente da formulação de políticas inovadoras. Precisamos buscar soluções inteligentes para áreas como trânsito, comércio e processos administrativos, sempre com o apoio de universidades e escolas técnicas”, pontuou.

Para o pró-reitor de pós -graduação da Unimontes, Daniel Coelho, ambientes inovadores dependem de parcerias sólidas. “Ambientes inovadores só se constroem com parcerias sólidas entre iniciativa privada, governo e universidades. O novo curso de Inteligência Artificial da Unimontes é um exemplo, e a universidade está aberta para contribuir e dialogar com a sociedade”, argumentou. Ao encerrar a audiência, o presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Martins, garantiu apoio total do Legislativo. “Todo esforço necessário por parte do Legislativo será feito para contribuir com o desenvolvimento de Montes Claros”, concluiu

Câmara debateu a importância da tecnologia e da inovação para acelerar o progresso do município

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251