[views count="1" print="0"]

ARSAN promove webinar nesta terça-feira

A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Norte de Minas (Arsan) realiza nesta terça-feira (13), o Webinar Informativo para discutir a Norma de Referência nº 01/ANA/2021, que determina a cobrança pela prestação de serviços de resíduos sólidos.

A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Norte de Minas (Arsan) realiza nesta terça-feira (13), o Webinar Informativo para discutir a Norma de Referência nº 01/ANA/2021, que determina a cobrança pela prestação de serviços de resíduos sólidos. A presidente da Arsan, Walquíria Cardoso, prefeita de Varzelândia, salienta que o evento terá a participação especial de Paulo Henrique Monteiro Daroz, especialista em recursos hídricos e de Zilda Maria Faria Veloso, analista ambiental, que abordarão sobre a Norma de Referência nº 01/ANA/2021 e suas implicações para os municípios.

Os tópicos que serão abordados são a compreensão da Legislação da ANA e seus impactos nos municípios e Diretrizes e orientações para o cumprimento dos prazos estabelecidos. A Norma de Referência ANA nº 1 (NR1), para gestores municipais e entidades reguladoras do Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos confere novas atribuições à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), dentre as quais está a instituição de normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico. Dispõe sobre regime, estrutura e parâmetros da cobrança pela prestação do SMRSU.

O principal objetivo é assegurar que o município atenda à Norma de Referência nº 01/ ANA/2021. A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Norte de Minas foi criada em junho de 2020 por iniciativa do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), e tem a filiação de 41 municípios.

A instituição visa regular, acompanhar e fiscalizar os serviços de abastecimento de água, energia, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e esgotamento sanitário no âmbito dos municípios consorciados, é integrante da Administração Pública, dotada de personalidade jurídica de direito público e submetida ao regime autárquico especial, dotada de poder de polícia e de autonomia administrativa, orçamentária e financeira, observados os princípios da transparência, tecnicidade, celeridade e objetividade das decisões.

Dois vetores são pilares básicos da Arsan: o equilíbrio do Sistema Saneamento Básico e a efetivação dos Objetivos definidos nas Políticas Públicas. A missão principal da ARSAN tem como papel principal de regular e preservar o funcionamento por três maneiras. Impedimento de falhas ao funcionamento do setor. Redução dos impactos externos (exógenos) e Controle da própria atuação do regulador, para que ele não seja um fator de desestabilização do sistema.

Suas atribuições e competências estão na lei federal 11.445/2007, ou seja: estabelecer padrões e normas para a adequada prestação e a expansão da qualidade dos serviços e para a satisfação dos usuários, com observação das normas de referência editadas pela ANA. Garantir o cumprimento das condições e metas estabelecidas nos contratos de prestação de serviços e nos planos municipais ou de prestação regionalizada de saneamento básico. Prevenir e reprimir o abuso do poder econômico, ressalvada a competência dos órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência; e definir tarifas que assegurem tanto o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos quanto a modicidade tarifária, por mecanismos que gerem eficiência e eficácia dos serviços que permitam o compartilhamento dos ganhos de produtividade com os usuários.

ARSAN promove webinar nesta terça-feira
Presidente da Arsan, Valquíria Cardoso salienta que o evento terá a participação especial de Paulo Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

VELÓRIO SÃO GERALDO
Parceria garante revitalização de velório
Município ganha mais 3,7 mil "filhos"
Município ganha mais 3,7 mil "filhos"
Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Agência Móvel da Copasa chega ao Bairro Maracanã na segunda
Agência Móvel da Copasa chega ao Bairro Maracanã na segunda
Uso de óleo de cannabis pauta debate
Uso de óleo de cannabis pauta debate
Projeto incentiva aquisição de sistemas de energia solar
Projeto incentiva aquisição de sistemas de energia solar
Copasa fará licitação em busca de soluções na área de saneamento
Copasa fará licitação em busca de soluções na área de saneamento
Prazo já começou para declaração do ITR
Prazo já começou para declaração do ITR
Realizado encontro da Juventude Rural na região
Aprovada continuidade de licitação do setor elétrico
Sine disponibiliza 125 vagas de empregos em Montes Claros
Ação busca garantir vagas para pessoas com deficiência
Dnocs atua na garantia de direitos e respeito à diversidade
Governo esclarece regras para convocação de deficientes
Tratores compactos facilitam manobras em parreiras estreitas
Agentes do algodão focam no cumprimento de contratos
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias