Dez quilos de cocaína foram apreendidos em um ônibus que saiu de São Paulo com destino a Montes Claros. O veículo foi retido pela Receita Federal durante uma fiscalização na BR135, na última quarta-feira (21), por transportar mercadorias com indícios de importação irregular. Conforme a Receita, como procedimento padrão, o ônibus foi lacrado na presença do responsável pela empresa e seria agendada a “deslacração”.”Contudo, a partir de uma investigação desenvolvida pela 4ª Delegacia Distrital da Polícia Civil de Montes Claros, aventou-se a possibilidade de que tal veículo, além de produtos importados irregularmente, estava transportando também substâncias ilícitas.
Essa informação foi discutida entre as equipes dos dois órgãos, que acionaram os responsáveis pela empresa para acompanharem a não lacração” excepcional, com a consequente realização de uma vistoria no ônibus”, informou a RFB. A vistoria foi realizada nessa quinta-feira (22) e foram encontradas dez barras de cocaína.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações estão em curso desde junho de 2023, “cuja apuração revelou que uma grande quantidade de cocaína chegaria na região do Bairro Malhada de Santos Reis vinda de São Paulo. Conforme investigado, o entorpecente iria abastecer o comércio de drogas em algumas regiões do município local”.
DENARC – Recentemente, policiais do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) apreenderam mais de 1 tonelada de cocaína pura na em Guarulhos, na Grande São Paulo. Investigadores faziam diligências pelo bairro Cidade Parque São Luiz quando localizaram um galpão. Nas buscas dentro do imóvel, foram encontradas 1.110 peças de cocaína, que ultrapassaram os 1.200 quilos da droga.
No galpão, os policiais apreenderam também um caminhão – provavelmente utilizado para o transporte do entorpecente -, uma esteira e outros dois veículos. Quatro homens que estavam no local foram presos em flagrante. O caso foi registrado na sede da 4ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), do Denarc. A droga é avaliada em mais de R$ 30 milhões no Brasil. Se fosse enviada para o exterior, passaria dos R$ 100 milhões. “Isso é continuidade do brilhante trabalho que a Polícia Civil está fazendo asfixiando financeiramente o crime organizado”, afirmou o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.
APREENSÃO – A apreensão realizada pelo Denarc foi a segunda desta semana em São Paulo. Investigadores do 2º Distrito Policial apreenderam 450 tijolos de cocaína no Bom Retiro, na região central da capital paulista. A droga, que totalizou quase meia tonelada, estava com um homem de 35 anos. O entorpecente seria distribuído na região da Cracolândia.
O acusado foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Além da droga, também foram apreendidos três celulares.