[views count="1" print="0"]

AMM cobra regularização de distribuição de vacinas aos municípios

Após receber várias reclamações de gestores municipais sobre a falta de vacinas nos postos de saúde dos municípios mineiros, a Associação Mineira de Municípios (AMM), cobrou, nessa segunda-feira, explicações do Ministério da Saúde.

Após receber várias reclamações de gestores municipais sobre a falta de vacinas nos postos de saúde dos municípios mineiros, a Associação Mineira de Municípios (AMM), cobrou, nessa segunda-feira, explicações do Ministério da Saúde. Segundo apurou a equipe técnica da AMM, estão faltando vacinas tríplice viral, hepatite A, febre amarela, varicela, raiva em cultura celular/vero, meningocócica conjugada grupo C e meningocócica conjugada ACWY. Para o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, que também é médico, a situação já vem de mais de 90 dias e está se agravando. “Estou recebendo ligações diariamente de prefeitos de várias regiões, informando a falta de vacinas e pedindo nosso apoio”, explica.

A política de vacinação no Brasil é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. O programa é responsável por elaborar a política de vacinação do Brasil, desde a aquisição dos imunológicos até sua disponibilização nas salas de vacinas, assim como o estabelecimento das normas e a definição do público que será imunizado.

 “O município é o responsável pela aplicação da vacina. Ele não tem obrigatoriedade por compra ou distribuição. E essa ineficácia da entrega das vacinas pelo Ministério da Saúde causa um grande transtorno e a população cobra é do prefeito, lá na ponta. Precisamos de uma solução rápida”, reclama Dr. Marcos, que também é vice- presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A AMM aguarda retorno do Ministério da Saúde, informando a normatização da aquisição e distribuição das vacinas para o planejamento de aplicação à população pelos municípios mineiros.

Após receber várias reclamações de gestores municipais sobre a falta de vacinas nos postos de saúde dos municípios mineiros, a Associação Mineira de Municípios (AMM), cobrou, nessa segunda-feira, explicações do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

LULA CUPULA
Lula leva agenda climática ao centro do G7
stf x bigtechs
STF impõe novas regras e amplia dever das plataformas
Professores doutores denunciam salários defasados da Unimontes
Projeto de Lei propõe nomeação de reitor da Unimontes pelo voto direto
CONGRESSO
Mulheres ainda ocupam menos de 20% do Congresso Nacional
LDO - AUDIENCIA PUBLICA
LDO projeta orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2027
Screenshot_22
Entrega de máquinas reforça municípios da região
Deputado Carlos Pimenta
Deputado se reúne com secretário de Saúde em Minas
01 - FCA - VLI
Proposta final para concessão da FCA inclui corredor ferroviário Minas–Bahia
Renatura lização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades
Funasa e Ministério firmam acordo para levar água a quilombolas
Prefeitura leva cidadania e serviços públicos
Governo mineiro divulga lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência
Eduardo Cunha avança e articula base na região
Câmara Municipal concede título de Cidadão Honorário a Tampinha
ZEMA ANTECIPA SAÍDA E ENTRA NO JOGO PRESIDENCIAL
Ano Novo reacende conflitos antigos sem fim
Eletrificação rural recebe investimentos 
Planta de biometano lançada em Uberaba 
Enfrentar a crise climática é proteger a infância 
Balança de Uberlândia tem recorde histórico 
Sistema Comércio na Rua leva serviços, cultura e oportunidades a cidades mineiras