Amams ultrapassa as fronteiras de Minas

Entidade atende convite de governo baiano e participa de ciclo de debates sobre questões sociais

A coordenadora do Departamento de Políticas Sociais da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) Laila Tatiane, ministrou palestra sobre trabalho social na Bahia, apresentando as ações desenvolvidas no Norte de Minas pela entidade. Ela foi convidada pelo governo da Bahia e no dia 23 de abril participou do Ciclo de Debates do Curso de Trabalho Social com famílias, promovido através da parceria entre o Seades e UFBA em Salvador. Laila tem experiência interestadual, pois já ministrou palestra em são Paulo e atuou na Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília-DF.

O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, frisa que que esta atuação interestadual, levando experiências do que é realizado na Amams, reforça a importância dos departamentos técnicos da entidade, que dão suporte aos municípios filiados e ainda eleva o nome da Amams no cenário municipalista nacional.

Na Bahia, o curso foi realizado em Salvador e reuniu trabalhadores do Suas de todo estado. O Ciclo de Debates sobre Trabalho Social com Famílias na Política Nacional de Assistência Social é mais uma estratégia de educação permanente com o objetivo principal de fortalecer o acompanhamento familiar, na perspectiva de gestão integrada e ampliando a cartela de cursos ofertada no CapacitaSUAS.

“Ressaltando que o trabalho Social é um conjunto de procedimentos efetuados a partir de pressupostos éticos, conhecimento teórico-metodológico e técnico-operativo, com a finalidade de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de um conjunto de pessoas, unidas por laços consanguíneos, afetivos e/ou de solidariedade – que se constitui em espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização primárias, com o objetivo de proteger seus direitos, apoiá-las no desempenho da sua função de proteção e socialização de seus membros, bem como assegurar o convívio familiar e comunitário, a partir do seu reconhecimento como sujeito de direitos.”, disse a coordenadora e psicóloga Laila Souza.

Conforme Laila Souza, o Encontro teve como proposta a estratégia de educação permanente, cujo objetivo é fortalecer o acompanhamento das famílias e ampliar os cursos do Programa Capacita SUAS. A coletânea está ambientada na Política Nacional de Assistência Social (PNEP) e surge a partir da criação estadual do curso de Atualização sobre o Trabalho Social com Famílias, fruto de processo de escuta dos/ as trabalhadores/as do SUAS e de ampla reflexão da equipe estadual, que será ofertado no CapacitaSUAS, reafirmando o fazer profissional das equipes técnicas de referência das Unidades Socioassistenciais de Proteção Social Básica e Especial, visando ampliar as possibilidades de intervenções junto às famílias e indivíduos que demandam de proteção social.

A coordenadora do Departamento de Políticas Sociais da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) Laila Tatiane, ministrou palestra sobre trabalho social na Bahia, apresentando as ações desenvolvidas no Norte de Minas pela entidade.
Palestra proferida na Bahia mostrou o trabalho social desenvolvido pela Amams no Norte de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Emenda que amplia salário será votada
Emenda que amplia salário será votada
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Cidade terá programa Governança Corporativa
Cidade terá programa Governança Corporativa
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Prefeitura presta contas na Câmara
Prefeitura presta contas na Câmara
Zema exalta posse de montes-clarense no TSE
Congresso destaca apoio do Governo às prefeituras
Estado apresenta soluções inovadoras para municípios
Vereadores pedem fim do lixão no bairro Canelas
Deputada do PL vai assumir Secretaria no governo Zema
TRE trabalha com foco nas eleições municipais
Último FPM de maio tem aumento de 20%
Deputados aprovam revisão dos salários para servidores
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste