A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) sediou, nessa terça- -feira, 16, em seu auditório em Montes Claros, o 1º Ciclo de Formação do Selo Unicef 2025, que terá como tema central “A Caminhada dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes: Metodologia e Primeiro Fórum Comunitário”. O encontro será um espaço de fortalecimento, compromisso e construção coletiva, reunindo gestores municipais, articuladores, mobilizadores e profissionais de diferentes áreas que atuam diretamente na defesa e promoção dos direitos da infância e da adolescência.
O ciclo teve como propósito promover reflexões e práticas fundamentais para garantir um presente e um futuro melhores às novas gerações. Entre os objetivos estão: fortalecer a compreensão e a consciência coletiva sobre a importância da agenda de direitos humanos, com ênfase no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); reforçar a abordagem étnico-racial prevista na nova edição do Selo Unicef; mobilizar os municípios para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, com foco nos seis resultados sistêmicos e seus indicadores de impacto social; preparar os municípios para a realização do 1º Fórum Comunitário, etapa essencial no processo de implementação das ações do Selo Unicef.
O presidente da Amams e prefeito de São João da Lagoa, Ronaldo Soares Mota Dias, destacou a relevância da parceria: “Desde 2017, a Amams é parceira ativa do Selo Unicef, atuando ao lado dos municípios para fortalecer iniciativas que impactam positivamente os indicadores sociais. Além disso, a entidade oferece suporte técnico permanente e realiza o acompanhamento dos indicadores relacionados aos impactos sociais, auxiliando diretamente os gestores no processo de planejamento e gestão orçamentária, garantindo maior eficiência e efetividade nas políticas públicas”.
Ronaldinho ainda pontuou: “a Amams também amplia sua atuação por meio da capacitação de profissionais dos municípios em áreas como saúde, educação, assistência social e direitos humanos, estimulando o trabalho intersetorial necessário ao avanço das políticas voltadas para crianças e adolescentes”. Como exemplo, Ronaldo lembrou que o município de São João da Lagoa aderiu ao Selo Unicef justamente para fortalecer a pauta dos direitos da infância e adolescência, consolidando um compromisso com políticas públicas inclusivas, participativas e com impacto social concreto.
Durante o evento, foi apresentada a Metodologia 2025- 2028 do Selo Unicef, com destaque para os novos eixos, indicadores e o papel estratégico do articulador municipal e do mobilizador de adolescentes. Mais do que uma capacitação, o 1º Ciclo de Formação se consolidará como uma oportunidade para reafirmar compromissos, alinhar estratégias e firmar um pacto regional em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, respeitando as diversidades e assegurando igualdade de oportunidades.