[views count="1" print="0"]

Amams orienta secretário de educação de Botumirim

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) orientou o novo secretário municipal de Educação de Botumirim, Marcelo Luís dos Santos, que assumiu o cargo no dia 26 de junho.

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) orientou o novo secretário municipal de Educação de Botumirim, Marcelo Luís dos Santos, que assumiu o cargo no dia 26 de junho. Ele se reuniu com a professora Neiva Rocha Souza, coordenadora do Departamento de Educação, na manhã dessa quarta-feira, 17, quando recebeu a capacitação técnica dos programas e sistemas do Governo Federal. Além disso, foram esclarecidas dúvidas relacionadas ao funcionamento e gestão dos programas e liberação de acesso às plataformas do Ministério da Educação.

Um dos pontos abordados foi o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA) que já teve a adesão de 58,6% das redes de educação em 3.280 municípios e 26 secretarias estaduais, onde Minas Gerais apresentou 63,8% de adesão. Os dados são do último levantamento do Ministério da Educação (MEC), realizado na segunda-feira, 15 de julho. As secretarias estaduais e municipais têm até 31 de julho para aderirem ao pacto, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec).

O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos é coordenado pelo Ministério da Educação e congrega ações de articulação intersetorial, que serão implementadas com a participação de diferentes ministérios, da sociedade civil organizada, dos organismos internacionais e do setor produtivo. Os objetivos são superar o analfabetismo e elevar a escolaridade de jovens, adultos e idosos; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.

O investimento será de mais de R$ 4 bilhões, ao longo de quatro anos, o que deve gerar 3,3 milhões de novas matrículas da EJA e de sua oferta integrada à educação profissional. O Programa Brasil Alfabetizado (PBA), criado em 2003, também será retomado, com a oferta de 900 mil vagas para estudantes e de 60 mil bolsas para educadores populares.

A coordenadora Neiva Cassia Jesus da Rocha Souza fez apresentação dos programas e projetos, como do Educação em Tempo Integral nas escolas, e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada O secretário Marcelo Luís agradeceu a Amams pelo apoio, já que ele tem de fazer o planejamento das atividades para 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Flávio Roscoe recebe homenagem em reconhecimento aos serviços prestados à cidade
Presidente da Fiemg recebe título de Cidadão Benemérito
A iniciativa terá duração de 18 meses e impactará diretamente as 47 superintendências de Ensino, inclusive, a de Montes Claros, Januária e outros municípios do Norte de Minas
Projeto busca construir educação antirracista nas escolas do Estado
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Acadêmicos e professores do curso de Direito das Faculdades Unidas do Norte de Minas foram recebidos pelo Hospital Dílson Godinho em Montes Claros
Acadêmicos e professores do Curso de Direito Funorte assistem pacientes
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
INEMONTES conquistou a certificação do Centro de Referência
Unimontes conquista a certificação por empreendedorismo e inovação
A DEPUTADA Leninha abordará o tema “Aquilombar a Universidade” na roda de conversa
Unimontes abre evento “Negritudese Ancestralidades” nesta quarta-feira
UNIMONTES abre os seus portões nesta semana para congresso internacional
“Educação e Sustentabilidade” pauta evento
IFNMG abre inscrições para preenchimento de 117 vagas
Estudantes debatem sobre as redes sociais e saúde mental
Unimontes abre inscrições para os cursos do “Trilhas do Futuro
Provas para cursos técnicos do IFNMG serão aplicadas no domingo
IFNMG oferta 200 vagas gratuitasde FIC em curso gratuito para MEI
Estudantes do Colégio Marista São José celebram as tradições no Dia do Folclore
IFNMG oferta curso gratuito e a distância de monitor de uso
Inscrições para cursos gratuitos pelo Pronatec terminam no dia 13
Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas 
Ipatinga investe 68 milhões no transporte 
Projeto Araxá projeta 200 empregos 
"Compete Minas" chega ao Sul de Minas 
Investimentos em granjas na Zona da Mata