[views count="1" print="0"]

Amams e MP capacitam conselheiros tutelares

Amams e Ministério Público promovem a capacitação dos conselheiros tutelares da região

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) realizará nesta quarta-feira, 2, reunião online voltada para conselheiros tutelares do Norte de Minas. O encontro faz parte da Formação Continuada de Conselheiros Tutelares, iniciativa que ocorre desde 2017 e tem como objetivo capacitar e aprimorar o trabalho desses profissionais essenciais para a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. O evento é em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

A formação continuada é uma ferramenta indispensável para garantir a qualidade e eficácia no cumprimento das atribuições do Conselho Tutelar, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O programa visa não apenas fortalecer o conhecimento sobre a legislação vigente, mas também aprimorar o atendimento a novas demandas e fortalecer a articulação entre os conselheiros e a rede de proteção social.

O principal objetivo desta formação é capacitar os conselheiros tutelares para que desempenhem suas funções com mais segurança e eficácia. As metas específicas incluem a atualização Legal e Técnica: Manter os conselheiros atualizados sobre mudanças legislativas e novos protocolos de atendimento, além de fornecer ferramentas para a análise e resolução de casos; fortalecimento do Trabalho Intersetorial: Incentivar a integração entre os conselheiros tutelares e outras políticas públicas, como saúde, educação, assistência social e segurança pública e desenvolvimento de Habilidades para Situações Complexas: Capacitar os conselheiros para lidar com mediação de conflitos, escuta qualificada e estratégias para enfrentamento de casos de violação de direitos, sobretudo em situações de alta complexidade.

Também abordará o Olhar Crítico sobre as Realidades Locais: Promover a reflexão sobre as especificidades regionais, incentivando soluções adaptadas às realidades locais e às vulnerabilidades das comunidades atendidas. A continuidade dessa formação será reforçada com a realização da reunião online, que abordará temas centrais como as atribuições do Conselho Tutelar e oferecerá um acompanhamento sistemático para apoiar conselheiros e municípios. A proposta é que essas reuniões ocorram bimestralmente, complementadas por atendimentos presenciais que irão fortalecer ainda mais o contexto de atuação dos conselheiros.

A formação é direcionada para Conselheiros Tutelares em exercício: Profissionais que atuam diretamente na defesa dos direitos de crianças e adolescentes e que são responsáveis pelo cumprimento do ECA; suplentes de Conselheiros Tutelares: Profissionais que poderão assumir a função e que precisam estar preparados para exercer a atividade com competência; profissionais da Rede de Proteção Social: Integrantes de instituições como CRAS, CREAS, saúde e educação que colaboram com o Conselho Tutelar no atendimento e proteção de crianças e adolescentes. E setores Públicos: Representantes da assistência social e outras políticas públicas que necessitam alinhar suas ações ao trabalho do Conselho Tutelar.

O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo, o Nilsinho, salienta que – “o trabalho do Conselho Tutelar é dinâmico e enfrenta desafios crescentes, como o aumento da violência, a disseminação das drogas e o agravamento das vulnerabilidades sociais. A formação continuada garante que os conselheiros estejam preparados para lidar com essas novas realidades, contribuindo para a assertividade no atendimento e a redução de erros nas intervenções. Ao capacitar continuamente esses profissionais, fortalece-se a proteção de crianças e adolescentes em situação de risco, assegurando o cumprimento de seus direitos”.

Os programas de formação utilizam metodologias participativas, como oficinas, palestras, estudos de caso e simulações de atendimentos. O formato híbrido, com módulos presenciais e à distância, tem sido eficaz ao permitir que os conselheiros conciliem a capacitação com suas rotinas de trabalho. A reunião online já conta com 180 inscritos, incluindo participantes de diversos municípios e até de outros estados, demonstrando o alcance e a importância da formação. A iniciativa reforça o compromisso da Amams em promover uma capacitação contínua e de qualidade, visando à construção de uma sociedade mais justa e protetiva para crianças e adolescentes.

Amams e Ministério Público promovem a capacitação dos conselheiros tutelares da região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência