[views count="1" print="0"]

Ajustes no manejo são cruciais para minimizar perdas no desmame

A otimização da suinocultura envolve manejo adequado, bem-estar animal e planejamento dietético

A maximização da produtividade na suinocultura depende de diversos fatores essenciais, incluindo a otimização do manejo da propriedade, melhorias nas instalações para garantir o bem-estar dos animais e um planejamento dietético adequado. O médico-veterinário e gerente técnico, Aneilson Soares, enfatiza que, embora esses três aspectos sejam fundamentais, a genética e a ambiência também desempenham papéis cruciais no êxito da atividade.

Segundo Soares, um manejo apropriado é vital para enfrentar os desafios associados à baixa imunidade, especialmente no período crítico entre a terceira e a oitava semana de vida dos leitões, quando os animais estão mais suscetíveis a doenças. A imunidade passiva, transmitida pela porca, é temporária e se esgota antes que a imunidade ativa dos leitões se desenvolva por completo, coincidindo frequentemente com o desmame. Durante essa fase vulnerável, os leitões ficam expostos a ambientes com alta presença de patógenos, tornando imprescindível o equilíbrio entre proteção e exposição.

Em relação aos cuidados com o galpão, é essencial manter um ambiente limpo e implementar rigorosas medidas de biossegurança, como a higienização adequada das botas dos funcionários antes de entrarem nas instalações. “Essas iniciativas são fundamentais para impedir a propagação de doenças e ajustar o manejo das leitegadas. A mistura de leitegadas distintas pode aumentar a exposição a patógenos nocivos que ameaçam a saúde dos animais mais vulneráveis”, explica o especialista.

Outra estratégia recomendada é o adiamento do desmame, permitindo mais tempo para o desenvolvimento da imunidade ativa dos leitões. A oferta de colostro em quantidade adequada também é benéfica para fortalecer a imunidade dos animais. Trabalhar em colaboração com especialistas para implementar protocolos de triagem, isolamento de animais doentes e tratamentos direcionados baseados em diagnósticos precisos é igualmente essencial. Além disso, um programa de vacinação eficaz, aliado à oferta de colostro de qualidade, é fundamental para garantir a imunidade.

Aneilson Soares também menciona outras práticas recomendadas. “O controle de infecções está intimamente ligado à qualidade da ração. É vital assegurar que o alimento fornecido esteja livre de micotoxinas e contaminações microbiológicas. Os suplementos alimentares podem acelerar o desenvolvimento do sistema digestivo dos leitões, tornando-os mais resistentes no momento do desmame. Introduzir um manejo que aumente a ingestão de matéria seca de qualidade no pré-desmame é positivo, pois prepara o sistema digestivo e facilita a transição alimentar.

Por fim, deve-se garantir que todos os animais jovens tenham fácil acesso à ração e à água, com bebedouros e comedouros suficientes para evitar disputas. O objetivo é que todos recebam nutrição adequada em qualidade e quantidade”, conclui.

A otimização da suinocultura envolve manejo adequado, bem-estar animal e planejamento dietético

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Mães são cadastradas para o Leite da 1ª Infância
Mães são cadastradas para o Leite da 1ª Infância
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros tem horário especial
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização do Procon-MPMG aponta irregularidades em postos de combustíveis
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
Frete rodoviário volta a subir
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva
Semáforos piscando no amarelo exigem mais atenção
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Eletroeletrônica movimenta R$ 27 bi em Minas 
Frete rodoviário volta a subir
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Vereador chama atenção para apagão natalino
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas