Uma cobra de um metro foi capturada pelos bombeiros em um refrigerador no quintal de uma casa, em Montes Claros. Um adolescente, de 17 anos, estava sozinho na residência quando percebeu a chegada da ‘visita’ inusitada. “Ele conseguiu ver a cobra entrando debaixo do portão da garagem e se deslocando até o refrigerador, onde ficou escondida.
De imediato, o adolescente ligou no 193 e foi orientado a não se encostar no animal e monitorar mantendo a distância”, contou o sargento Jorge Gustavo Alencar. Segundo o militar, a cobra era da espécie cascavel e estava sem ferimentos. Com uso de um gancho, ela foi retirada do refrigerador em poucos segundos.
A casa fica perto de uma área de mata no condomínio Residencial Serrano e a ocorrência foi na tarde de quarta-feira (29/5). O animal foi solto no habitat natural distante do perímetro urbano. O sargento destacou que a atitude do adolescente foi correta e em situações como essa, as pessoas sempre deve entrar em contato com os bombeiros para que seja feita a captura com segurança.
CARACTERÍSTICAS DA SERPENTE – A cascavel é uma serpente peçonhenta que habita em áreas como campos e serrado. Ela possui um chocalho na ponta cauda, uma de suas principais características. A presa favorita são os pequenos mamíferos, mas ela também ataca aves ou lagartos. Segundo especialistas, a espécie possui um sistema de espionagem chamado de fosseta loreal, que é um orifício entre o olho e a narina, que a ajuda enxergar por meio do calor ambiente.
RISCOS PARA HUMANOS – O veneno da cascavel é extremamente perigoso e pode causar uma variedade de efeitos adversos no corpo humano, como: Inchaço, dor intensa e, em casos mais graves, necrose dos tecidos; Sangramento excessivo e problemas relacionados à coagulação; Tontura, fraqueza, confusão e, até mesmo, a paralisia; Em casos graves, a picada pode levar à insuficiência renal aguda e problemas respiratórios, alterações na pressão arterial e falência de órgãos