[views count="1" print="0"]

ACI lamenta a morte doex-presidente Jamil Curi

Empresário, engenheiro e ex-presidente da entidade, Curi deixa um legado imensurável para Montes Claros e o Norte de Minas

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Montes Claros manifesta, com profundo pesar, o falecimento de Jamil Habib Curi, (*13/05/1934 – +02/08/2025), ex-presidente da entidade e um dos grandes nomes do empresariado norte-mineiro. Engenheiro por formação, Jamil chegou a Montes Claros em 1961, trazendo consigo a visão empreendedora que marcou sua trajetória. À frente da ACI entre 2004 e 2006, liderou iniciativas de grande impacto, como a articulação para a instalação da superintendência do Banco do Nordeste na cidade e a criação da cooperativa Credinosso, ações que fortaleceram o ambiente de negócios e ampliaram as possibilidades de desenvolvimento regional.

Mesmo residindo em Belo Horizonte, Jamil jamais se distanciou de Montes Claros ou da ACI, mantendo-se ativo e comprometido com os valores da entidade. Em suas próprias palavras, foi na presidência da ACI que encontrou incentivo para fazer mais por sua cidade do coração. A ACI presta solidariedade à família e amigos, reconhecendo com gratidão a trajetória de um líder que deixa um legado de integridade, compromisso e amor por Montes Claros.

Jamil Habib Curi deixa uma contribuição imensurável ao desenvolvimento socioeconômico de Montes Claros, do Norte de Minas e do Estado de Minas Gerais. Destacou-se pelo trabalho incansável em busca do progresso e da melhoria da qualidade de vida da população.

Além de ter presidido a ACI e o Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot/MG), atuou na criação de várias entidades da sociedade civil. Foi fundador e primeiro presidente da Companhia de Água e Esgoto de Montes Claros (Caemc), fundador da Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos do Norte de Minas (AREA), membro fundador da Fundação Educacional Montes Claros (FEMC/Escola Técnica), além de ter doado o terreno e fundado o Max-Min Clube. Também foi engenheiro-chefe da construção do aeroporto de Montes Claros, presidente do Conselho Curador da Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Agropecuária Norte-Mineira (Fundetec) e presidente do Automóvel Clube, oferecendo ainda apoio à cultura, com a Seresta João Chaves.

Através da ACI, doou ao DNIT o projeto de restauração de trecho da BR 135, beneficiando milhares de pessoas. Em 2024, a entidade criou a Medalha Jamil Curi para homenagear grandes benfeitores da ACI. Diretores e colaboradores lamentaram profundamente a perda. A presidente da ACI, Gislayne Lopes Pinheiro, declarou que “o legado deste grande homem marcará indelevelmente a vida de inúmeras pessoas e instituições que foram alvo da sua postura benfeitora”.

O diretor João Paculdino afirmou: “Sob seu comando comecei minha história nesta instituição. Testemunhei seus esforços para doar o projeto de revitalização da BR 135 para que fosse licitado. Naquela época, a estrada estava intransitável e Montes Claros isolada do restante do estado”. Para o ex-presidente Newton Figueiredo, membro do Conselho Superior da ACI, trata-se de “um grande baluarte do associativismo”.

A entidade foi representada em Belo Horizonte pela presidente, Gislayne Lopes Pinheiro e pelo conselheiro e amigo Edilson Torquato. A ACI estende suas condolências à esposa Beth Curi, aos filhos Marcelo e Cláudio e a todos os familiares. O velório foi realizado nesse domingo, 3 de agosto, e o corpo sepultado em cemitério em Belo Horizonte, onde a família reside.

Empresário, engenheiro e ex-presidente da entidade, Curi deixa um legado imensurável para Montes Claros e o Norte de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

País bate recorde histórico nas exportações de frutas
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos e reduz perdas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos
Agroindústrias anunciam R$ 60 bi em investimentos
Agroindústrias anunciam R$ 60 bi em investimentos
Governo de Minas destaca ações da Defesa Civil
Governo de Minas destaca ações da Defesa Civil
Exportações de café caem, mas receita atinge recorde histórico
Exportações de café caem, mas receita atinge recorde histórico
Ig-26-Janeiro-3
Periódicos da Unimontes avançam no Qualis Capes e fortalecem a produção científica institucional
Imagem1-1
PPGDS da Unimontes atinge nota 6 na Capes e consolida excelência acadêmica com forte impacto social
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
Unimontes anuncia inscrições para 409 vagas pelo Sisu
Montes Claros oferece diversas opções de Réveillon em 2025
Importações mantêm pressão sobre produtores 
Fatura da conta de luz tem novo modelo 
Municípios mineiros enfrentam ameaça de crise financeira
FMF antecipa horário de partida entre Democrata e North
País bate recorde histórico nas exportações de frutas