[views count="1" print="0"]

A união que move o campo 

FAEMG SENAR | Divulgação

Por Antônio Pitangui de Salvo, produtor rural, engenheiro agrônomo e presidente do Sistema Faemg Senar

Mais do que nunca, o agro mineiro tem demonstrado sua capacidade de união, aprendizado e posicionamento firme. Nossos produtores compreendem o cenário em que estão inseridos e o papel essencial que desempenham na engrenagem econômica e social do país. Essa consciência é resultado de um trabalho contínuo de mobilização, capacitação e diálogo, que vem aproximando segmentos historicamente distantes e fortalecendo a representatividade do setor.

Essa nova fase do agro pode ser ilustrada pelo sucesso da primeira edição do Congresso Nacional da Carne. O encontro técnico, realizado em setembro deste ano para discutir o futuro da pecuária brasileira, contou com a participação de cerca de duas mil pessoas, entre produtores, especialistas, lideranças políticas e representantes das 27 federações estaduais de agricultura e pecuária.

Outro marco importante de mobilização foi o movimento “Minas Grita pelo Leite”, realizado em 2024, que reuniu aproximadamente 9 mil pecuaristas de todas as regiões do estado em um único dia para exigir medidas emergenciais em defesa da produção leiteira nacional. O resultado foi uma série de ações concretas e respostas governamentais que dificilmente seriam alcançadas sem a força coletiva dos produtores.

Da mesma forma, a expectativa em torno da Semana Internacional do Café (SIC) — que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte — reforça o momento positivo vivido pelo agro mineiro. Somos líderes mundiais na produção de café, responsáveis por cerca de 47% da produção brasileira. Nesse contexto, a SIC se consolida como um espaço de diálogo, negócios e conexão de toda a cadeia produtiva, contribuindo para valorizar a cafeicultura mineira e impulsionar o desenvolvimento dos nossos produtores.

O Sistema Faemg Senar tem cumprido seu papel nesse processo. Atua com firmeza na defesa e no posicionamento do setor, construindo pontes entre produtores e instituições, e promovendo conhecimento técnico, gestão e desenvolvimento. Se antes havia fragmentação, com cadeias produtivas caminhando de forma isolada, hoje vivemos um tempo de organização, diálogo e união. E quando cada segmento entende sua importância, o setor conquista representatividade e capacidade real de influenciar políticas, decisões e mercados.

Os desafios, porém, permanecem. A atividade agropecuária ainda enfrenta pressões crescentes que exigem preparo, coesão e clareza para garantir o direito de produzir com responsabilidade. O produtor precisa de segurança jurídica e estabilidade para continuar fazendo o que sabe tão bem: produzir alimentos, gerar renda e movimentar a economia do país.

Seguiremos firmes no propósito de unir e fortalecer as cadeias produtivas, treinando, posicionando e defendendo nossos produtores, para que tenham cada vez mais condições de crescer, inovar e gerar resultados que beneficiem o campo, a cidade e toda a sociedade brasileira.

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Cidade registra média histórica
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros tem horário especial
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização do Procon-MPMG aponta irregularidades em postos de combustíveis
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
Operação Natalina reforça segurança em todo o comércio de MOC
CDL e PM lançam Operação Natalina no hipercentro
Agência Móvel da Copasa chega a Montalvânia
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia
Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região