Um investigado por envolvimento em um homicídio motivado por disputas de terras em Indaiabira, no Norte de Minas, acabou sendo preso nessa segunda-feira (11) pela Polícia Civil. Outros dois suspeitos estão com mandado de prisão em aberto pelo mesmo crime.
Segundo a PC, além da ordem judicial de prisão contra o homem, de 59 anos, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão que terminaram com o recolhimento de celulares que passarão por perícia técnica.
“A investigação teve início no dia 12 de outubro deste ano, depois que a vítima, um idoso, de 64 anos, foi encontrado alvejado por disparo de arma de fogo, na comunidade de Mocambo, área rural de Indaiabira”, detalhou a PC. Ainda de acordo com a polícia, as terras relacionadas com o conflito ficam em uma área produtora de eucalipto e a vítima participava de um grupo que defende a posse do território das comunidades tradicionais, os geraizeiros.
“Conforme apurado, antes do crime, a vítima havia ingressado com uma ação de esbulho possessório contra o suspeito, acirrando as disputas entre eles.” Com a investigação, a PC identificou três suspeitos, sendo que um deles é sobrinho da vítima.
Nesta região do Alto Rio Pardo, sempre aconteceram conflitos envolvendo inclusive empresários, figuras políticas e assassinatos mesmo com a regularização realizada pelo Estado e dado as terras devolutas.