A Câmara Municipal realizou na noite dessa terça-feira, reunião especial em homenagem ao médico pediatra e delegado regional do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRMG), Itagiba de Castro Filho. Ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Montes Claros através de projeto do vereador Reinaldo Carrapicho, do Republicanos.
Em seu pronunciamento o vereador falou sobre o trabalho e contribuição do homenageado como médico especialista em gastroenterologia pediátrica, dirigente de instituições como faculdades, hospitais e Conselhos Regional, Estadual e Federal de medicina. “Dr. Itagiba, que exerceu cargos importantes em Montes Claros e na capital, todos eles ligados à saúde, à educação e a órgãos de classe, contribuiu e ainda contribui de maneira eficaz para o crescimento de nossa cidade, instituições de ensino e o serviço médico sejam respeitados e reconhecidos nacionalmente”, destacou Reinaldo Carrapicho.
O médico, professor e amigo do homenageado, Raimundo dos Santos Sobrinho, falou sobre a história de vida e trabalho de Itagiba de Castro destacando alguns feitos como o reconhecimento da Faculdade de Medicina junto ao MEC e junto ao Conselho Federal de Medicina. “Itagiba escreveu seu nome e colocou sua digital na história da Faculdade de Medicina de Montes Claros. Certamente, escreverá mais uma vez no capítulo de um livro que vai contar a história da faculdade, de seus grandes mestres e benfeitores”, afirmou.
O presidente da Fundação Hospitalar de Montes Claros que administra o Hospital Aroldo Tourinho, professor Paulo César Almeida destacou a importância do título para um homem que construiu sua vida em Montes Claros e já dedicou quase 50 anos de serviço para a cidade, principalmente na área da saúde e educação. E destacou que mesmo nas diferenças e situações vividas como adversários, o respeito sempre esteve presente e lembrou que Itagiba de Castro que fez parte da equipe técnica do Instituto de Preparo e Pesquisa para o Desenvolvimento da Assistência Sanitária Rural (IPPEDASAR) trabalhou no projeto de Assistência Integral de Saúde que veio a se constituir na base do atual Sistema Único de Saúde (SUS).
O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, Wagner de Paula Santiago, lembrou da grande contribuição que Itagiba de Castro Filho deu para a Unimontes. “Foi diretor da Faculdade de Medicina, do Hospital Universitário, chefe de departamentos várias vezes. Seu carinho e empenho com a universidade é tão grande que logo que tomei posse como reitor da instituição, o procurei e pedi conselhos e, até hoje, ele me passa orientações valiosas sobre como podemos melhorar,” disse o reitor.
O vice-prefeito Guilherme Guimarães lembrou que Dr. Itagiba é uma referência importante. “Em tudo que faz é referência. Na medicina, na pediatria, na educação. Se a saúde de Montes Claros é referência, deve-se muito aos ensinamentos e contribuições do Dr. Itagiba”, disse.
Emocionado, o homenageado disse que esperava um dia receber o título e brincou: “Já comentei com minha família, será que eles pensam que sou de Montes Claros? Confirmei isso hoje quando o reitor da Unimontes disse que acreditava que sou daqui. Talvez esse foi o motivo da demora do título que recebo hoje com muita alegria”, disse Itagiba que falou sobre sua trajetória como profissional e também como pai.