[views count="1" print="0"]

Unimontes abre Conferência pelo fim da violência contra mulheres

Com a busca de resposta para esta pergunta e soluções será aberta na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), nesta quinta-feira (23/11), a IV Conferência Regional pelo fim da violência contra as mulheres

“Avanços e desafios: por que a violência contra a mulher continua em crescimento?” Com a busca de resposta para esta pergunta e soluções será aberta na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), nesta quinta-feira (23/11), a IV Conferência Regional pelo fim da violência contra as mulheres, que prossegue até sexta-feira (24/11). O evento é uma iniciativa da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de Montes Claros (Revicom) e do Observatório Norte-Mineiro de Violência de Gênero da Unimontes.

A conferência conta com a parceria de movimentos de mulheres e instituições públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra mulheres entre os quais, a Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio do Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) e a Polícia Militar de Minas Gerais, por intermédio do Programa Patrulha de Prevenção da Violência Doméstica.

As atividades serão desenvolvidas no auditório do prédio 6 (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/CCBS) do campus-sede. A abertura oficial será nesta quinta-feira, às 9 horas.

A conferência é coordenada pela professora e pesquisadora Cláudia de Jesus Maia, vinculada ao Departamento de História da Unimontes. Ela também coordena do Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG) e o Observatório Norte Mineiro de Violência de Gênero.

A professora Claudia Maia explica que a conferência tem como objetivo reunir diversos atores – ativistas, legisladores, acadêmicos, estudantes, profissionais de mecanismos de enfrentamento à violência, integrantes da Rede de Enfrentamento a Violência contra às Mulheres de Montes Claros e o público em geral da cidade e região – para discutir e analisar os avanços e desafios no combate à violência contra as mulheres.

O tema foi escolhido para destacar a necessidade de entender porque, apesar dos progressos feitos, a violência contra as mulheres continua a ser uma questão premente. “A conferência será espaço para diálogo e aprendizado para além de compartilhar experiências, criar um Fórum Regional de Enfrentamento à violência contra as Mulheres e trabalhar juntas para encontrar soluções eficazes para este problema persistente”, afirma a coordenadora.

Ela lembra ainda que, tradicionalmente, o evento no período de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres, é lembrado e marcado em vários países, especialmente na América Latina.

O público-alvo da iniciativa é formado por estudantes, pesquisadores, profissionais e servidores de instituições públicas, privadas ou filantrópicas e policiais militares e civis. Busca ainda a participação de integrantes das redes de apoio às mulheres em situação de violência, todo cidadão ou cidadã interessada no debate acerca da violência doméstica e familiar contra mulheres.

“Pretendemos construir um espaço contínuo de debates, de trocas de experiências, de conscientização, de conhecimento e de proposição de ações que visem a construção de uma cultura de paz, de respeito aos direitos humanos com vistas à eliminação da violência histórica e cultural contra as mulheres”, assegura a professora Cláudia Maia.

SERVIÇO:

IV Conferência Regional pelo fim da violência contra as mulheres

Data: 23 a 24 de novembro/2023

Horário: a partir das 9h

Local: Auditório do Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS Unimontes), prédio 6, campus Professor Darcy Ribeiro – Montes Claros-MG

Informações e inscrições: https://www.even3.com.br/iv-conferenciaregional-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres-403846/

Unimontes abre Conferência pelo fim da violência contra mulheres
UNIMONTES realiza a partir de hoje mais uma conferência pelo fim da violência contra mulheres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Estado melhora desempenho nas taxas de rendimento do Ideb
Estado melhora desempenho nas taxas de rendimento do Ideb
Prorrogadas até 28 inscrições para seleção de professor visitante de Informática
Prorrogadas até 28 inscrições para seleção de professor visitante de Informática
Colégio Sesc abre inscrições para o ano letivo
Colégio Sesc abre inscrições para o ano letivo
Prazo de inscrições com pedido de isenção de taxa termina na 6ª
Prazo de inscrições com pedido de isenção de taxa termina na 6ª
Unimontes sedia Congresso Internacional
Unimontes sedia Congresso Internacional
Unimontes promove acolhida a calouros do segundo semestre
Unimontes promove acolhida a calouros do segundo semestre
IFNMG abre 205 vagas em cursos técnicos gratuitos
IFNMG abre 205 vagas em cursos técnicos gratuitos
IFNMG oferta curso gratuito e a distância de monitor de uso
Inscrições para cursos gratuitos pelo Pronatec terminam no dia 13
Parceria apresenta programa de qualificação com cursos gratuitos
MPF defende constitucionalidade de bônus regional
Amams orienta secretário de educação de Botumirim
Inscrições para o Prouni abrem nesta terça-feira
Secretaria prorroga prazo para credenciamento de instituições
MEC cria programa de apoio a escolas públicas com aulas noturnas
Montes Claros pode definir eleição no 1° turno
IBGE prevê envelhecimento e queda populacional
Tipo de material genético colhido
PC abre mobilização para coletar DNA de familiares de desaparecidos
Uma pessoa morre e 5 ficam feridas em acidente na BR-365