O North Esporte Clube segue implacável na primeira participação no Módulo I do Campeonato Mineiro na história. No último sábado (31/1), o Gladiador bateu o Democrata-GV por 3 a 1, no Estádio José Mammoud Abbas, o Mamudão, em Governador Valadares, pela sexta rodada. O meia Yuri Merlim e os atacantes Tiago Marques e Gabriel Rossetto fizeram os gols do North, enquanto o atacante Márcio Jonatan diminuiu para o Democrata-GV em cobrança de pênalti.
O resultado não apenas faz o North sonhar com uma classificação para a semifinal, como deixa o poderoso Cruzeiro em xeque na competição. Explica-se: o “Rei do Norte” chegou aos 11 pontos, na liderança do Grupo C. São três vitórias, dois empates e só uma derrota até aqui. O segundo colocado da chave é justamente o Cruzeiro. A Raposa soma nove pontos em seis jogos. São três vitórias e três derrotas. Apenas o primeiro colocado de cada grupo mais o melhor segundo colocado avançam às semifinais do torneio, que conta com oito rodadas na fase inicial.
O JOGO – Com o resultado de sábado, a equipe valadarense viu as chances de classificação às semifinais ficarem mais distantes. O alvinegro começou a partida com dificuldades para manter a posse de bola. Irreconhecível em campo, a equipe acumulou erros em passes simples e acabou punida logo aos 10 minutos, quando os Gladiadores abriram o placar com Yuri Merlim. Oportunista, o camisa 30 aproveitou a bola cruzada rasteira pelo lado direito e mandou para o fundo das redes.
Após o gol, o North manteve a intensidade e seguiu explorando o lado direito do ataque, que continuou levando perigo à defesa do Democrata e exigindo boas intervenções do goleiro Thulio. Do outro lado, a Pantera tentou se reorganizar em campo, apostando nos contra-ataques e nas bolas longas como alternativa para surpreender o adversário.
O “Rei do Norte” ampliou a vantagem em um lance muito parecido com o do primeiro gol, desta vez pelo lado esquerdo. Bem posicionado no centro da área, o atacante Tiago Marques recebeu o cruzamento rasteiro, limpou a marcação com categoria e, com confiança, finalizou no ângulo, sem chances para defesa.
Tentando mudar o cenário da partida, os valadarenses recorreram ao banco e apostaram na entrada do artilheiro Márcio Jonathan no lugar do meia Ricardo. A mudança deu novo fôlego à equipe e deixou o jogo mais equilibrado, mas os erros na construção das jogadas seguiram travando qualquer chance de reação no marcador.
SEGUNDO TEMPO – A segunda etapa foi marcada pela mudança de postura dos donos da casa e por diversas paralizações que fizeram o jogo terminar aos 93′ do segundo tempo, quase 50 minutos de acréscimos. Primeiro, o atacante Bismarck, do Democrata-GV, deixou o estádio na ambulância, após se chocar com o goleiro Yago na área. Para dar início à partida, o árbitro precisou esperar a chegada de uma nova ambulância, o que aconteceu depois de 25 minutos. No fim do segundo tempo, o atacante Elton Martins, do time da casa, caiu desacordado em campo e também precisou deixar o estádio no carro de socorro.
O Democrata retornou do intervalo com três alterações na equipe e adotou uma postura mais agressiva desde o reinício. A Pantera passou a pressionar o adversário em diversos momentos, exigindo defesas importantes do goleiro Yago. A esperança do público voltou a surgir quando Márcio Jonatan sofreu falta dentro da pequena área. Com cobrança precisa, o artilheiro alvinegro diminuiu o placar.
No entanto, em um novo momento de apagão defensivo, o North reagiu e sacramentou a vitória ao marcar em um lance no qual a defesa valadarense estava completamente exposta. Placar final: 3 a 1 para a equipe do Norte de Minas.
O North jogou e venceu com: Yago; Lucas Mota (Wellisson), Bruno Bispo, Leonardo Gobo e Elivelton Foguinho; Camacho (Leandro Ferreira), Evanderson (Diego Guerra), Serginho (Rodrigo Luz) e Yuri (Patrick); Tiago Marques (Rosseto) e Bruno Lopes. Técnico: Kleberson
Na próxima rodada – a sétima e penúltima da primeira fase do campeonato –, o North joga em casa, no sábado (7/2), às 18h, contra o Uberlândia. Já o Democrata-GV visita o Pouso Alegre no Sul de Minas, também no sábado, só que às 16h30, no estádio Manduzão.