[views count="1" print="0"]

Fé e tradição marcam encerramento da Festa de São Sebastião

Fiéis celebram os 66 anos da paróquia São Sebastião em Montes Claros, pedindo proteção ao santo contra as pestes e guerras

O mês de janeiro em Montes Claros é marcado por uma das demonstrações de fé mais tradicionais da região: a Festa de São Sebastião. Celebrada há 66 anos na Igreja Matriz da Vila Guilhermina, a festividade chega ao seu ápice nesta terça-feira (20), dia dedicado ao santo mártir, unindo devoção religiosa, forças de segurança e um forte apelo à paz social.

A programação deste ano foi inspirada pela mensagem de união global. Segundo Joaquim Cardoso de Sá Junior, coordenador da Festa de São Sebastião 2026 e Coordenador da Pastoral da Música Litúrgica da Paróquia São Sebastião, o tema foi pensado na saudação do Papa quando foi escolhido para suceder Francisco. “Ele desejou a paz a todos os cristãos. Fomos inspirados por essa saudação para desejar esta paz a todos em nossa festa”, explica.

São Sebastião, um capitão da Guarda Pretoriana no século III, é uma figura que simboliza coragem. Martirizado por não renunciar à sua fé cristã diante do Imperador Diocleciano, ele sobreviveu a uma primeira tentativa de execução por flechas, sendo curado por Santa Irene, antes de ser finalmente martirizado em 288 d.C. No Brasil, sua imagem é profundamente sincretizada, sendo associado ao orixá Oxóssi nas religiões afro-brasileiras.

Historicamente invocado como o protetor contra a fome, a peste e as guerras, o santo atrai hoje uma multidão que busca refúgio contra as “epidemias” da alma e as dificuldades da agricultura e pecuária.

COMUNIDADE E SOLIDARIEDADE

Para além do altar, a festa se sustenta no trabalho voluntário. Segundo Joaquim, o envolvimento comunitário é o motor que mantém a tradição viva por mais de seis décadas. “As famílias e os jovens se engajam no trabalho nas barraquinhas, na liturgia e em todas as atividades. Eles servem com alegria estampada no rosto”, ressalta o coordenador da festa.

O impacto social da festa também é financeiro. Todo o recurso arrecadado nas barraquinhas de comidas típicas e shows regionais é destinado ao fundo paroquial. “Esse montante ajuda no sustento da igreja e de suas obras sociais. Mas o grande ganho da festa é a confraternização, do momento de viver a partilha do abraço, do cuidado com o próximo e da solidariedade”.

Após um domingo movimentado por procissões e cavalgadas que cruzaram a região sul da cidade até o Grande Major Prates, os fiéis se preparam para o rito final.

Nesta terça-feira, a programação de encerramento começa às 18h, na Igreja Santo Expedito (Avenida Cula Mangabeira), com a reza do Terço de São Sebastião. Às 18h30, os devotos seguem em procissão rumo à Vila Guilhermina. O encerramento solene será às 19h, na Igreja São Sebastião (Rua Severo Leite), com missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom José Carlos.

“Como igreja, queremos ser reflexo da paz que o mundo busca”, conclui Joaquim, convidando toda a sociedade para celebrar os 66 anos da paróquia São Sebastião.

A programação da Festa de São Sebastião segue até hoje à noite, com celebração da novena e Santa Missa desde o dia 10 deste mês com bênçãos especiais seguidas de barraquinhas com comidas típicas e shows ao vivo com artistas regionais. A Igreja de São Sebastião fica localizada a rua Severo Leite, s/n, Vila Guilhermina e a de Santo Expedito, Avenida Cula Mangabeira, que faz parte da primeira paróquia do Bairro Santo Expedito.

No domingo (18) à tarde teve procissão e cavalgada pela região sul da cidade até o Grande Major Prates saindo da Vila Guilhermina passando pela Igreja de Santo Expedito, além de missas e hoje à noite haverá celebrações e muita festa em Montes Claros.

São Sebastião é o santo padroeiro contra pestes, epidemias, fome e guerras, sendo também invocado para a proteção da agricultura, pecuária e atletas, simbolizando fé, coragem e resistência, com forte devoção em cidades como o Rio de Janeiro e São Sebastião (SP).  

Fiéis celebram os 66 anos da paróquia São Sebastião em Montes Claros, pedindo proteção ao santo contra as pestes e guerras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Fé e tradição marcam encerramento da Festa de São Sebastião
Fé e tradição marcam encerramento da Festa de São Sebastião
Screenshot
Dia do Católico emociona e fortalece o turismo religioso em Francisco Sá - MG
Dia Nacional da Umbanda é comemorado em Montes Claros
Dia Nacional da Umbanda é comemorado em Montes Claros
No data was found
No data was found
Pirapora encerra "Campeonato 50Tão" com grande final neste domingo
Deputada denuncia ameaça de Simões 
Norte de Minas ganha voz na ABCCMM
MPO autoriza recomposição de R$997 mi integral para o MEC
Sudene pode entrar em fevereiro na pauta do Senado