[views count="1" print="0"]

Procon Mirim tem implementação concluída em Pirapora e Pontro Chique

Os municípios de Ponto Chique, Pirapora, na região são fortalecidos para o consumo consciente

O Programa Procon Mirim, iniciativa educacional do Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), teve sua implementação concluída nos municípios de Ponto Chique, Pirapora, João Pinheiro e Ouro Preto, fortalecendo a educação para o consumo consciente e a formação cidadã de crianças desde a infância. Mais de 315 mil estudantes já foram atendidos pelo Procon Mirim no Estado. 

Voltado para estudantes de 7 a 12 anos do ensino fundamental, o Procon Mirim tem como objetivo despertar, desde cedo, a consciência sobre direitos e deveres nas relações de consumo, promovendo valores como responsabilidade, ética e cidadania. A execução do programa nos municípios contou com a participação das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, dos Procons locais e Secretarias.

A implementação do programa envolve a formação de educadores, que passam a atuar como multiplicadores do conhecimento em sala de aula. A capacitação ocorre por meio de curso oferecido na plataforma de Educação a Distância (EaD) do Procon-MPMG, aliado à distribuição de materiais pedagógicos exclusivos, como a cartilha “Procon Mirim: formando consumidores conscientes”, produzida em formato de revista em quadrinhos. 

Em Ponto Chique, no Norte de Minas, a iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Brasília de Minas, a Secretaria Municipal de Educação e o Procon local. Escolas do município receberam materiais de apoio, que passaram a ser utilizados como guia para atividades educativas. Para o representante do Procon Municipal, Marcos Diony Silqueira Oliveira, o programa fortalece valores de responsabilidade e participação social. Já o secretário municipal de Educação, Gleicio Rodrigues da Silva, destacou a importância da iniciativa na formação de consumidores críticos e conscientes. 

No município de Pirapora, em parceria com a 2ª Promotoria de Justiça e Secretaria Municipal de Educação, a conclusão da implementação foi marcada pela atuação do Procon Regional de Pirapora, primeiro Procon multiplicador. Em dezembro, o Procon-MPMG recebeu uma homenagem da prefeitura de Pirapora pela parceria com a Secretaria de Educação para implantação do Procon Mirim. 

A promotora de Justiça Ana Flávia Afonso Drumond Amorim ressaltou que o programa contribui para a formação de estudantes mais conscientes, capazes de levar o aprendizado para o ambiente familiar e social. Educadores participantes também destacaram a metodologia dinâmica e interativa do projeto, que estimula o engajamento e a aprendizagem significativa. 

Em João Pinheiro, o Treinamento de Multiplicadores do Procon Mirim foi concluído com a adesão de nove escolas municipais. Educadores receberam materiais didáticos e passaram a aplicar, de forma lúdica e interdisciplinar, conteúdos relacionados à defesa do consumidor, educação financeira e consumo consciente. O promotor de Justiça Flávio Barreto Feres avaliou que o programa foi bem acolhido pela comunidade escolar, destacando o engajamento de alunos e professores. Para a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa contribui para a formação de consumidores críticos e responsáveis. 

Já em Ouro Preto, a implementação ocorreu com o apoio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, do Procon local e da Secretaria de Educação. Educadoras da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora concluíram o treinamento e passaram a utilizar os materiais em sala de aula. Durante visita à escola, o promotor de Justiça Emmanuel Levenhagen Pelegrini destacou a importância de ensinar, desde cedo, os direitos do consumidor, como forma de preparar uma geração mais consciente e protegida. A experiência já apresenta resultados positivos, com boa receptividade dos alunos e professores. 

Procon Mirim fica entre os finalistas e recebe homenagem em premiação 

O Procon Mirim foi homenageado durante a cerimônia da 6ª edição do Prêmio de Inovação J.Ex de 2025, que reconhece e incentiva as iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicados no ecossistema de justiça. A entrega dos prêmios foi realizada no dia 24 de novembro, em Brasília. 

Os municípios de Ponto Chique, Pirapora, na região são fortalecidos para o consumo consciente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

larissa jaiba
Minas Urbano incentiva jovens em Jaíba
CORAÇÃO DE JESUS
Credinor patrocina Vaquejada de Coração
divulgacao (2)
Copasa conquista prêmio nacional de ESG
© Torvim/stock.adobe.com
Anvisa determina recolhimento de produtos da Ypê após identificar falhas na fabricação
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
AGU garante piso mínimo do frete e fiscalização
Padre realizará romaria em julho
Atendimento ao CAIC Maracanã
Prorrogado prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem
Filhos da Terra” leva arte e identidade a escolas públicas
Esquadrão da Vida atua há mais de três décadas no cuidado e prevenção em comunidades
Maus-tratos poderão ter sistema nacional
Feira Brasil na mesa começa hoje
Planta de biometano lançada em Uberaba 
Enfrentar a crise climática é proteger a infância 
Balança de Uberlândia tem recorde histórico 
Sistema Comércio na Rua leva serviços, cultura e oportunidades a cidades mineiras 
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’