Levar oportunidades para quem mais precisa. Esse foi o propósito do encontro promovido pelo Banco do Brasil, que marcou a oficialização da instituição como agente financeiro do Programa Acredita no Primeiro Passo. A iniciativa tem como foco ampliar o acesso ao microcrédito, fortalecer o empreendedorismo e promover inclusão produtiva em todas as regiões do país. O evento contou com a participação da chefe de gabinete do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Marilene Nascimento, e da superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Luciana Barros.
Durante a cerimônia, Marilene Nascimento destacou a importância do programa para o fortalecimento da economia e para a promoção do desenvolvimento regional. “Esse programa consolida e reafirma o que entendemos ser essencial para o Brasil, ao ampliar a oferta de microcrédito para os pequenos empreendedores. É uma ferramenta fundamental para promover desenvolvimento, fortalecer capacidades e ampliar oportunidades”, afirmou.
Responsável pelo Programa Acredita no Governo Federal, o ministro Wellington Dias ressaltou que a iniciativa integra a estratégia do presidente Lula de colocar as pessoas mais pobres no centro das políticas públicas. “O social não pode nunca mais ser trabalhado separado do econômico. Desenvolvimento social é parte estratégica do desenvolvimento econômico, e é isso que este programa representa”, destacou.
MAIS RECURSOS
A Sudeco também reforçou seu compromisso com o fortalecimento da agenda de inclusão produtiva. Na última reunião do Conselho Deliberativo, foi aprovado o direcionamento de 10% do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para o microcrédito produtivo orientado, atendendo à diretriz do presidente Lula e do ministro Waldez Góes de colocar os pequenos empreendedores em destaque. Para 2026, o FCO tem orçamento previsto de mais de R$ 14 bilhões, sendo cerca de R$ 1,4 bilhão destinado ao microcrédito urbano e rural.
A superintendente Luciana Barros, enfatizou que a estratégia de financiamento dialoga diretamente com programas prioritários do Governo Federal. “O FCO utiliza instrumentos importantes de apoio ao setor produtivo, incluindo o FAND, e destina parte significativa de seus recursos ao microcrédito produtivo orientado. O Programa Acredita incentiva justamente o empreendedorismo e está alinhado às ações da Sudeco e do MIDR para fortalecer oportunidades na região Centro-Oeste”, afirmou.
Criado pelo Governo Federal, o Acredita no Primeiro Passo oferece microcrédito com juros baixos, capacitação e apoio à geração de renda para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico. O programa atende pessoas entre 16 e 65 anos e prioriza mulheres, jovens, pessoas com deficiência, comunidades negras e povos e comunidades tradicionais.
Além do microcrédito, os beneficiários têm acesso a cursos profissionalizantes, orientação para quem busca emprego e apoio para quem deseja abrir ou expandir um pequeno negócio. Em 2024, o programa firmou parcerias com estados, municípios, organizações sociais e empresas privadas, ampliando o alcance das ações e as oportunidades de inclusão produtiva.