A Avenida Pedro Augusto Veloso, Bairro Major Prates foi invadida pela água após lagoa do Parque Municipal Milton Prates transbordar devido ao excesso de chuvas na saída da BR-365, que liga Montes Claros- Pirapora. Os temporais causaram transtornos e inundações nos últimos dias. Em um intervalo de seis dias, entre segunda-feira (1º/12) e sábado (6/12), choveu 184,9 milímetros no município, volume que aproxima-se da média histórica na cidade para todo o mês de dezembro (200,7 milímetros).
Neste início de dezembro, Montes Claros e outras cidades do Norte de Minas voltaram a registrar chuvas intensas após mais de seis meses de seca, o que motivou a decretação de situação de emergência nos 96 municípios da região.
Em Montes Claros, em dois dias — sexta-feira — choveu 110,9 milímetros. Também os Parques Sagarana e Estadual da Lapa Grande estão fechados por causa das fortes chaves e só abrirão para visitação pública e caminhadas quando parar de chover definivamanete. Como consequência do excesso de chuvas, na noite e madrugada de domingo, a lagoa do Parque Municipal Milton Prates, na região sul da cidade, transbordou. A água invadiu a avenida Crisóstomo Corinto Freire, e o trânsito foi interditado na via, que dá acesso aos Bairros Morada do Parque e Morada da Serra.
Alerta de mais chuvas na região
Durante domingo (7), devido aos efeitos das precipitações, os jogos das competições esportivas da cidade, como o Campeonato Rural (“Ruralzão”), foram suspensos.
A falta de estrutura da cidade deixa a desejar e apenas prejuízos foram registrado sem nenhuma vítima graças ao trabalho que vem sendo feito pelo município e CB na cidade.
O secretário municipal de Defesa Civil de Montes Claros, Anderson Vasconcelos Chaves, informou que as chuvas intensas dos últimos dias provocaram inundações em diversos bairros, como Sagrada Família, Independência, Santa Laura, São José, Interlagos, Centro, Raul Lourenço.
Ele disse que o descarte de lixo e resíduos sólidos ao ar livre contribuiu para aumentar os alagamentos, obstruindo os bueiros e galerias pluviais. “A obstrução de bueiros pelo carreamento de resíduos sólidos, como lixo e restos de material de construção, favoreceu a elevação do nível da água em pontos isolados”, declarou.
Chaves informou ainda que as equipes da Secretaria Municipal de Defesa Civil e do 7º Corpo de Bombeiros realizam vistorias em diversos locais atingidos pelos temporais e orientaram os moradores a evitar riscos.
Para falar com a Defesa Civil (Cedec) de Montes Claros, a população pode ligar para o número de emergência 199 ou usar os contatos da Prefeitura: (38) 3211-3358 / (38) 9-9988-8036 (Coordenadoria Municipal), ou no (38) 2211-3000 (Telefone Geral da Prefeitura). Em caso de emergência, o número 199 é o mais rápido e direto.
Emergências: 199 (Número de emergência da Defesa Civil). Telefone da Coordenadoria (COMPDEC): (38) 3211-3358 / (38) 9-9988- 8036.Geral da Prefeitura: (38) 2211-3000. Instagram: @defesacivilmontesclaros (para informações e alertas).