Vários municípios do Norte de Minas podem ter fortes chuvas e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para temporais em 414 cidades de Minas e muitas delas nas regiões do Estado. O 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros (CB) em Montes Claros, através do 193 também chama a atenção paras as chuvas durante o mês de dezembro.
O fenômeno atinge cinco importantes áreas de Minas Gerais listadas entre as afetadas no país. O aviso engloba o Vale do Rio Doce, o Vale do Mucuri, o NM, o Jequitinhonha e o Noroeste do Estado, além de chegar ao leste goiano e Distrito Federal.
O alerta também inclui diversas áreas do Nordeste e Norte do Brasil, como Maranhão, Piauí, Bahia e Pará. Diante do cenário, o Inmet reforça as instruções de segurança para a população. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, pois existe um leve risco de queda e de descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Também segundo o Corpo de Bombeiros e o Inmet, é crucial também evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante a instabilidade. Para emergências ou situações de risco, deve-se buscar mais informações ou apoio imediato junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)m em Montes Claros e suas unidades na região nort-mineira.
Entre as cidades que podem ser afetadas estão, Berizal, Bocaiúva, Bonito de Minas, Botumirim, Brasília de Minas, Buenópolis, Buritizeiro, Cachoeira de Pajeú, Campo Azul, Capitão Enéas, Catu- ti, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Coronel Murta, Cristália, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Fruta de Leite, Gameleiras, Glaucilândia, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiaí, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Indaiabira, Itacambira, Ita carambi, Jaíba, Janaúba, Januária, Jequitaí, Joaquim Felício, José Gonçalves de Minas, Josenópolis, Juramento, Juvenília, Lagoa dos Patos, Lassance, Lontra, Luislândia, Mamonas, Manga, Matias Cardoso, Mato Verde, Mirabela, Miravânia, Montalvânia, Monte Azul, Montes Claros, Montezuma, Ninheira, Nova Porteirinha, Novorizonte, Olhos-D’Água, Padre Carvalho, Pai Pedro, Patis, Pintópolis, Pirapora, Ponto Chique, Porteirinha, Riacho dos Machado, Rio Pardo de Minas, Rubelia, Salinas, Salto da Divisa, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São Francisco, São João do Pacuí, São Romão, Serranópolis de Minas, Taiobeiras, Ubaí, Urucuia, Vargem Grande do Rio Pardo, Várzea da Palma, Varzelândia, Verdelândia.