[views count="1" print="0"]

Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética

Deputado Gil Pereira e jornalista Thais Herédia, analista de Economia a CNN Brasil

O deputado Gil Pereira (PSD), presidente da Comissão de Minas e Energia, revelou nessa segunda-feira (24/11) que a Assembleia Legislativa (ALMG) trabalha na elaboração de legislação adequada para proteger as terras raras do Estado. A declaração foi dada durante o 2º ciclo Itatiaia Eloos, realizado em parceria com a CNN Brasil, na Arena MRV, em Belo Horizonte, que contou com a participação de autoridades, lideranças e especialistas para debater os caminhos da transição energética e o futuro do setor em MG.

DEMANDA MUNDIAL

 “A Comissão de Minas e Energia está debatendo sobre as terras raras, que hoje são uma demanda mundial para a urgente transição energética. Minas Gerais possui reservas dos minerais críticos em abundância, sendo, portanto, tema de alta relevância. A Assembleia Legislativa trabalha para aprovar leis de proteção a essa riqueza estratégica do nosso Estado”, ressaltou o deputado Gil Pereira.

O Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou, em resposta à Câmara dos Deputados, a estratégia do governo federal para desenvolver a cadeia de terras raras no país. Ofício, datado de 11 de novembro, é assinado pelo ministro Alexandre Silveira (PSD). O plano foca na verticalização produtiva, na transformação mineral, na inovação e na busca por parcerias internacionais para atrair investimento internacional à cadeia de minerais críticos.

ALMG: PEC 58/25 APROVADA Dentre as iniciativas relacionadas ao setor, foi aprovada nessa terça- -feira (25/11) em definitivo no Plenário (2º turno) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 58/25, que permite ao Estado conceder terra pública a empresa de controle estrangeiro, ampliando as possibilidades de parcerias e investimentos. A matéria havia recebido, no último dia 18, aval da Comissão Especial para analisar a proposta, presidida pelo deputado Gil Pereira.

De autoria do presidente da ALMG, Tadeu Leite (MDB), a PEC propõe retirar a vedação à concessão de terras públicas a empresas controladas por estrangeiros. A modalidade permite o uso da terra por período determinado, mediante contrapartidas e obrigações prestadas pelo concessionário. Contudo, a PEC mantém a proibição à alienação (venda), a qual implicaria transferência definitiva da propriedade.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

 Terras raras são 17 elementos metálicos da tabela periódica com alto custo de extração e processamento, cujas propriedades magnéticas (ímãs permanentes) e de emissão de luz são essenciais para várias aplicações tecnológicas, como celulares, telas de LED, turbinas eólicas, painéis solares, carros elétricos, componentes eletrônicos, além das indústrias espacial e de defesa.

Minerais críticos são recursos indispensáveis a setores estratégicos (energia, tecnologia e defesa), com destaque para a transição energética, incluindo-se nesta categoria mais ampla as próprias terras raras, além do lítio, cobre, níquel, cobalto e nióbio. Sua disponibilidade pode ser ameaçada por riscos de suprimento, geopolítica ou dependência de poucos fornecedores.

MINAS LIDERA EM ENERGIA SOLAR

O deputado Gil Pereira reforçou, ainda, a liderança nacional de Minas Gerais na geração de energia limpa no país, principalmente a solar fotovoltaica, e na transição energética. “Sucessivas marcas alcançadas de produção, criação de milhares de empregos, geração de renda e receitas públicas revertidas em saúde, educação e infraestrutura. A produção de energia fotovoltaica no Estado atingiu total de 13,52 GW em potência instalada, em novembro, estando bem perto de superar a capacidade da Usina de Itaipu, segunda maior hidrelétrica do mundo e a maior das Américas, que é de 14 GW”, apontou Gil Pereira.

“Conquista correspondente a cerca de 21,5% de toda a energia fotovoltaica produzida no país. Somos referência em energia limpa e sustentabilidade. Crescimento que alcançamos com trabalho incansável e leis de minha autoria, para incentivo às usinas de pequeno, médio e grande portes”, ressaltou o deputado Gil Pereira. Ele se refere à luta que tem travado há mais de uma década pela inovadora legislação mineira de incentivo ao setor, especialmente a de nº 22.549/17 (Lei da Energia Solar Fotovoltaica de MG), primeira no país de isenção do ICMS para usinas até 5 MW.

Deputado Gil Pereira e jornalista Thais Herédia, analista de Economia a CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Vereador chama atenção para apagão natalino
Vereador chama atenção para apagão natalino
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
Operação Natalina reforça segurança em todo o comércio de MOC
CDL e PM lançam Operação Natalina no hipercentro
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
Deputado provoca quebra-quebra na Câmara
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Infraestrutura lidera pauta de requerimentos aprovados
Câmara Municipal homenageia o North Esporte Clube com medalha
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
Eletroeletrônica movimenta R$ 27 bi em Minas 
Frete rodoviário volta a subir
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Vereador chama atenção para apagão natalino
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas