Foi lançado na noite desta terça-feira (11), no auditório da nova sede da Prefeitura de Montes Claros, o programa “Leite para a 1ª Infância”. Trata-se de uma iniciativa do Governo de Minas, com apoio da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). Tem como objetivo garantir nutrição adequada e desenvolvimento saudável a criança de 2 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social.
O evento contou com as presenças do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, do vice Otávio Rocha, da secretária estadual de Desenvolvimento Social, Alê Portela, de parlamentares, do diretor-geral do Idene, Henrique Oliveira Carvalho, bem como de secretários municipais, servidores estaduais e municipais, do empresário Marcos Macedo Narciso, da em DE BUTUCA NAZARENO DIAS debutuca@ig.com.br – nazadiaz@yahoo.com.br presa Laticínios Vida, que será a responsável pelo fornecimento do leite, entre outros
“Graças a Deus, este leite chegou na hora certa e será de grande ajuda para sustentar meus filhos”, afirmou a dona de casa e mãe de três pequenos Jéssica Almeida Silva, moradora do Bairro Nova Suíça. De acordo com Nadine Nogueira Lopes, moradora do Bairro Morrinhos, que tem dois filhos e está grávida de nove meses, a entrega do leite vai ajudar na alimentação das crianças. “Esse leite vai ser uma grande ajuda e vai me tirar uma preocupação. Estou muito contente e grata”, comentou.
“A fome não espera e precisa ser socorrida. Por isso, este programa de entrega de leite para a primeira infância irá ajudar a nutrir crianças que estão com deficiência nutricional”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, André Kevny Luiz Alves Gomes.
Secretária estadual de Desenvolvimento Social, Alê Portela, agradeceu à Prefeitura de Montes Claros pela parceria e informou que a cidade receberá 16 mil litros de leite, semanalmente, para atender as famílias em vulnerabilidade social.
O prefeito Guilherme Guimarães também destacou a parceria com o Governo de Minas. Afirmou que a cidade está preparada para atender a demanda, pois conta com uma equipe estruturada e eficaz no Desenvolvimento Social. Segundo Guilherme, Montes Claros foi a cidade que mais se desenvolveu nos últimos tempos, tanto no Estado quanto em todo País.
O PROGRAMA
O Leite para a Primeira Infância já está presente em 77 municípios, atendendo 17 mil famílias e distribuindo mais de 400 mil litros de leite em todo o estado. O investimento inicial é de quase R$ 10 milhões, aplicados integralmente na compra do leite e na logística de distribuição. Em Montes Claros, 5.414 famílias serão atendidas, com a entrega de mais de 16 mil litros de leite por semana.
A ação tem impactos nutricionais, sociais e econômicos: melhora a alimentação infantil, reduz desigualdades e movimenta a economia local ao criar oportunidades para os produtores da agricultura familiar. O programa promove a compra de leite produzido por agricultores familiares. A coordenação é realizada pelo Idene, responsável por credenciar os laticínios e ou cooperativas. Em seguida, o produto é entregue às prefeituras, que fazem a distribuição às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).