O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) realizou, na última sexta-feira (7/11), na cidade de Berizal, a 2ª Assembleia Itinerante. O encontro reuniu mais de 600 lideranças regionais, entre presidentes de consórcios, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes de associações rurais e empresariais, além de moradores locais e da região. Com o apoio e as assinaturas dos prefeitos e presidentes de consórcios, o Cimams formalizou uma Carta ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), solicitando a realização de uma audiência para apresentação de um diagnóstico detalhado sobre os impactos da crise hídrica e da seca que se agravam em Minas Gerais.
O documento destaca a urgência de fortalecer as ações do órgão federal na região e de ampliar o apoio técnico e operacional aos municípios atingidos. Entre as demandas prioritárias, foi enfatizada a retomada das obras da Barragem de Berizal (MG), pauta amplamente reconhecida e defendida durante a 2ª Assembleia Itinerante do Cimams, realizada no município.
DUPLICAÇÃO DA BR-251 Além da retomada as obras da barragem de Berizal, o evento também debateu a ampliação do trecho duplicado da BR-251. Presidente do Cimams, da Associação Mineira de Consórcios Intermunicipais (AMICIs) e prefeito de Curral de Dentro, Adaildo Tampinha Rocha ressaltou que a união política e administrativa dos municípios é essencial para transformar antigas reivindicações em conquistas concretas e duradouras.
“A Barragem de Berizal é uma pauta importante. O alcance regional do projeto é imensurável, sua conclusão impactará a vida de centenas de milhares de pessoas, garantindo oportunidades concretas de desenvolvimento. Essas duas pautas , a barragem e a BR-251 — representam mais do que simples obras: são pilares estratégicos para o desenvolvimento do Alto Rio Pardo, com reflexos diretos no abastecimento de água, no escoamento da produção agrícola e na qualidade de vida das famílias sertanejas”, afirmou Tampinha.
“A nossa luta pela ampliação do trecho duplicado da BR-251, que graças ao movimento Pela Dignidade já passou de 24 para 42 km, ainda precisa avançar — especialmente nas áreas de telefonia, atendimento de urgência e infraestrutura viária. Já conquistamos muito para o Alto Rio Pardo e, com a força e a união dos prefeitos que vieram de toda a região, percorrendo até mil quilômetros para estar aqui, vamos seguir fazendo a diferença”, completou.
ARTICULAÇÃO REGIONAL
Presidente do Consórcio Intermunicipal do Alto Rio Pardo (COMAR) e prefeita de Berizal, Talyane Alves Pereira destacou a importância das Assembleias Itinerantes promovidas pelo Cimams, que reforçam a articulação regional em torno de pautas estruturantes.
“A atuação conjunta fortalece o diálogo com os governos estadual e federal, amplia a representatividade política e facilita a captação de recursos para projetos que beneficiem toda a população. Temos uma excelente notícia: a obra da barragem foi retirada da lista de obras irregulares do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2020, o que renova nossa esperança e reforça a necessidade de continuar lutando por essa causa”, afirmou.
Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Alto Rio Verde Grande (Cisverde) e prefeito de Lagoa dos Patos, Hércules Vandi, prefeito de Lagoa dos Patos, reforçou o caráter urgente da retomada da obra. “Não dá mais para tolerar que esta barragem continue engavetada. Ela é essencial para o desenvolvimento da região. Precisamos sensibilizar as autoridades estaduais e federais para que a barragem de Berizal se torne, de fato, prioridade”, declarou.
Presidente do Consórcio União da Serra Geral e prefeito de Riacho dos Machados, Ricardo Paz enfatizou a importância da duplicação da BR-251. “Sou usuário da BR-251 e sei das dificuldades. Nosso município leva diariamente mais de 30 pessoas para atendimento médico em Montes Claros. Por isso, sabemos dos riscos e dos perigos de acidentes. As assembleias itinerantes fortalecem essa união regional para cobrarmos agilidade na execução dessa obra fundamental”, destacou.
A 2ª Assembleia Itinerante do Cimams reforçou o papel do consórcio como instrumento de integração e defesa dos interesses dos municípios do Norte de Minas, promovendo diálogo, articulação e união em torno de obras estruturantes para o desenvolvimento regional.