A Confederação Nacional de Municípios (CNM) comemora um resultado expressivo: quatro mil municípios já aderiram ao convênio da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e Nacional). O número mostra o engajamento e o compromisso dos gestores municipais com a modernização e a simplificação dos processos tributários em todo o país.
A NFS-e Nacional representa um importante passo para a padronização e a integração da emissão de notas de serviço, trazendo mais praticidade para os contribuintes, mais segurança nas informações e mais eficiência para as administrações municipais. No entanto, a CNM faz um alerta importante: aderir ao convênio é apenas o primeiro passo. Para que o município esteja realmente apto a operar dentro do sistema nacional e em conformidade com a legislação, é necessário realizar a parametrização da NFS-e.
Do Norte de Minas, três municípios estão ativos na plataforma: Salinas, Capitão Enéas e Riachinho. Já outros 47 municípios estão em processo de configuração: Montes Claros, Janaúba, Januária, Pirapora, São Francisco, Bocaiúva, Porteirinha, Várzea da Palma, Taiobeiras, Brasília de Minas, Espinosa, Rio Pardo de Minas, Coração de Jesus, São João do Paraíso, São João da Ponte, Buritizeiro, Francisco Sá, Monte Azul, Manga, Urucuia, Montalvânia, Mirabela, Ninheira, Bonito de Minas, Buenópolis, Curral de Dentro, Lassance, Claro dos Poções, Montezuma, Nova.
Porteirinha, Divisa Alegre, Indaiabira, Ibiaí, Pai Pedro, Rubelita, Cristália, Padre Carvalho, São João da Lagoa, Gameleiras, Fruta de Leite, Berizal, Itacambira, São João do Pacuí, Santa Cruz de Salinas, Ponto Chique, Josenópolis e Lagoa dos Patos.
Já os não conveniados são: Jaíba, Varzelândia, Itacarambi, Grão Mogol, São João das Missões, Mato Verde, Ubaí, Icaraí de Minas, Pedras de Maria da Cruz, São Romão, Cachoeira de Pajeú, Matias Cardoso, Lontra, Riacho dos Machados, Japonvar, Verdelândia, Pintópolis, Santo Antônio do Retiro, Jequitaí, Engenheiro Navarro, Luislândia, Mamonas, Juvenília, Botumirim, Olhos D’Água, Guaraciama, Ibiracatu, Patis, Catuti, Vargem Grande do Rio Pardo, Augusto de Lima, Novorizonte, Francisco Dumont, Serranópolis de Minas, Miravânia, Joaquim Felício, Juramento, Campo Azul e Santa Fé de Minas.