[views count="1" print="0"]

Bombeiros ajudam famílias carentes na região

BOMBEIROS levaram ajuda humanitária a famílias carentes no Norte de Minas

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) concluiu, nesta semana, a Operação Cochá e Gibão, voltada para o combate a incêndios em vegetação na região do Norte de Minas. Para além do serviço ordinário, a sensibilidade com a situação de algumas famílias levou os bombeiros a organizar uma ação de arrecadação que reuniu aproximadamente 3,5 toneladas em donativos, repassados a 80 famílias das comunidades.

Durante a operação na Base Cochá e Gibão, que faz divisa com a Bahia, as equipes identificaram diversas famílias em situação de vulnerabilidade social. Diante desse cenário, os militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) promoveram uma campanha solidária de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos, que foram distribuídos às famílias da região.

A ideia surgiu após a ajuda a um jovem com sua esposa e o bebê que estavam com dificuldade de locomoção. A intenção inicial era comprar fraldas para apoiar a família, mas logo a iniciativa cresceu e virou uma campanha, que foi compartilhada com os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) e com o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad). Os militares levantaram os recursos, com a ajuda de parceiros, e as cestas foram montadas.

O momento da entrega dos itens arrecadados foi acompanhado de muita emoção por parte dos militares, como destacado pelo tenente Kleber Eduardo Pesso Gonçalves. “A Operação Cochá e Gibão evidenciou não apenas a eficiência técnica das equipes no combate aos incêndios, mas também o comprometimento humano e solidário da corporação, que se fez presente junto às comunidades mais afetadas”.

O Governo de Minas segue trabalhando para atenuar os desafios das comunidades locais. Até outubro deste ano, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) já enviou 16.625 itens de ajuda humanitária para o Norte de Minas e 28.291 para todo o estado, reforçando o compromisso em atender prontamente os mineiros que enfrentam situações de emergência.

“O Governo de Minas está sempre muito atento às necessidades da população, atuando de forma preventiva e articulada com os municípios para que o auxílio chegue com agilidade e eficiência a quem mais precisa”, como destacou o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende.

BASE OPERACIONAL

Desde o início de agosto até o final de outubro, as equipes permaneceram acampadas, focando no combate aos incêndios DIVULGAÇÃO CBMMG florestais, orientação à população local e monitoramento via satélite de todo o Norte de Minas Gerais, garantindo resposta rápida e eficiente frente às ocorrências registradas.

A operação contou diariamente com cerca de 11 bombeiros militares e aproximadamente 17 brigadistas contratados pelo CBMMG e geridos pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Além das atividades operacionais, a corporação também realizou palestras em escolas, abordando temas como prevenção de incêndios florestais e riscos do uso indevido do fogo, além de visitas às comunidades da Área de Proteção Ambiental (APA) Cochá e Gibão e a propriedades rurais, com foco na orientação e conscientização da população local.

BOMBEIROS levaram ajuda humanitária a famílias carentes no Norte de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros tem horário especial
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização do Procon-MPMG aponta irregularidades em postos de combustíveis
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
Agência Móvel da Copasa chega a Montalvânia
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva
Semáforos piscando no amarelo exigem mais atenção
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
Programa leva ações de saúde direto à propriedade 
Cooxupé é líder no setor de Agricultura 
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva