A Caixa Econômica Federal realizou, na última terça-feira (28), oficina de capacitação voltada às entidades organizadoras e entes públicos do Norte de Minas Gerais, com foco nos novos ciclos de contratação do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural e Entidades (FDS). Realizado em Montes Claros, o encontro reuniu cerca de 150 participantes, entre representantes do banco, entes do poder público, de associações e profissionais da área. A capacitação tem como objetivo alinhar informações essenciais para a elaboração de propostas e o acompanhamento do novo ciclo 2025/2026, promovendo maior eficiência e assertividade nos processos de contratação habitacional.
Superintendente nacional de Habitação de Interesse Social, Noemi da Aparecida Lemes destacou a contribuição das ações integradas da Caixa às famílias do Norte de Minas. “Essas oficinas são realizadas inicialmente em regiões com maior número de famílias já selecionadas em ciclos anteriores e com potencial para novas seleções, conforme os critérios do programa. A presença significativa de entidades governamentais e não governamentais nesse encontro de hoje reforça os avanços já conquistados pela equipe da Caixa e aponta para novas oportunidades. São muitas moradias em construção, destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social. Mais do que entregar uma casa, o trabalho da Caixa representa acolhimento, dignidade e transformação de vidas”, ressaltou Noemi.
Na programação, oficinas técnicas ministradas por empregados da Caixa ofereceram orientações para a elaboração e apresentação de propostas, diretrizes para engenharia e planejamento e execução do trabalho social nos empreendimentos.
Superintendente de Rede do Norte de Minas, Vinícius Souza Larrosa da Silva enfatizou a importância do encontro para a habitação da região. “Esta oficina traz muito além do aspecto técnico. Traz um olhar conjunto das entidades e entes públicos em prol de multiplicar as políticas sociais do Governo Federal através do Minha Casa, Minha Vida Rural e Urbano, levando dignidade de ao povo norte-mineiro. Este esforço conjunto já garantiu mais de 1.500 moradias dignas apenas em 2025 e esta oficina de hoje proporcionará ainda mais, afirmou.
MODALIDADES O MCMV
Rural é uma das modalidades do programa do Governo Federal para produção e melhoria de unidades habitacionais rurais, que utiliza recursos do Orçamento Geral da União (OGU). O programa já beneficiou cerca de 250 mil famílias que vivem no campo, incluindo agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, povos indígenas, integrantes de comunidades quilombolas, ribeirinhas e demais povos e comunidades tradicionais, além de trabalhadores rurais e famílias residentes em áreas rurais.
Já o Minha Casa, Minha Vida – Entidades (MCMV-Entidades) é a modalidade do programa que oferece financiamento subsidiado para famílias organizadas por entidades sem fins lucrativos, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). O objetivo é apoiar a produção social de moradias urbanas, promovendo a autogestão e a participação ativa da população na solução de seus problemas habitacionais.