[views count="1" print="0"]

Com inovação, Festa do Pequi começa no dia 7

SOLENIDADE de lançamento da Festa Nacional do Pequi realizada no gabinete do prefeito Guilherme Guimarães

Tradicional celebração da cultura e dos sabores do Norte de Minas, a Festa Nacional do Pequi chega à 32ª edição, de 7 a 9 de novembro, unindo gastronomia, arte e identidade numa experiência imersiva que valoriza o Cerrado e a cultura geraizeira. Reconhecida como o maior evento gastronômico da região e símbolo do título de Montes Claros como Capital Nacional do Pequi, a festa ganha, neste ano, um novo formato, um novo local e recebe a primeira edição do Festival Sabores do Gerais, ampliando seu alcance e significado.

O lançamento da Festa Nacional do Pequi foi feita na tarde de quinta-feira (23/10), no gabinete da Prefeitura, com a presença do prefeito Guilherme Guimarães, do vice Otávio Rocha, secretários e diversas lideranças.

A nova concepção reforça o protagonismo dos saberes e fazeres locais, da culinária tradicional, do artesanato e da diversidade dos frutos do Cerrado, somando também com o projeto Flor do Pequi. O evento vai ocupar a Avenida Viriato Ribeiro, ao lado do Parque Cândido Canela, e integrará ações no Mercado Municipal, a “Casa da Cozinha Geraizeira” reunindo shows de Tuia e Guarabyra, Pereira da Viola, A Outra Banda da Lua, Pedro Tommaso, Pequi Trio, Orquestra Mineira de Viola e outras atrações.

REALIZAÇÃO

Com entrada gratuita, o evento é uma realização da Cemig e Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e corealização da Prefeitura de Montes Claros, com a produção da Nossa Senhora das Produções. A Festa Nacional do Pequi, em parceria com o Festival Sabores do Gerais e o Festival Flor de Pequi, busca promover impactos culturais, econômicos e sociais da temática do território do Cerrado Norte Mineiro que se estendem para além dos dias de evento.

O impacto cultural se revela na valorização da identidade geraizeira, através da música, das artes e do artesanato e da culinária típica dos frutos do Cerrado; o impacto econômico no incentivo ao turismo, na geração de renda e no fortalecimento de empreendimentos rurais, comerciantes e produtores locais; e o impacto social no envolvimento direto da comunidade e na promoção da cultura regional como instrumento de pertencimento e identidade.

CULTURA E PERTENCIMENTO

Para Junia Velloso Rebello, secretária Municipal de Cultura e Turismo, o evento mescla as raízes culturais do Norte de Minas com a contemporaneidade, celebrando tradição e inovação. “A Festa Nacional do Pequi se reafirma como uma grande propagadora da nossa identidade cultural e nos coloca como centro do cerrado mineiro. Ela traz a riqueza das nossas expressões culturais mais legítimas, abre espaço para a contemporaneidade enquanto cuida de nossas raízes. Nesta edição, a inserção dos festivais e a presença de novas parcerias na sua construção possibilitaram um novo desenho, que valoriza e expande todos os nossos propósitos”, afirma.

Superintendente Regional da Cemig no Norte de Minas, Fabiano Mendonça falou sobre o incentivo ao projeto e destacou o trabalho da companhia em expandir a realização das atrações artísticas para várias cidades mineiras em diferentes regiões do estado.

“Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig tem um compromisso de ampliar e democratizar o acesso à arte, apoiando as múltiplas expressões culturais existentes nos vários municípios do estado. Além da constante busca pelo fortalecimento e pela potencialização das diferentes formas de produção artística existentes em Minas, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por patrocinar iniciativas que atuam no reconhecimento e na preservação do patrimônio material e imaterial, das memórias, das raízes e da identidade do povo mineiro”, ressaltou.

SOLENIDADE de lançamento da Festa Nacional do Pequi realizada no gabinete do prefeito Guilherme Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos e reduz perdas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
Unimontes anuncia inscrições para 409 vagas pelo Sisu
Montes Claros oferece diversas opções de Réveillon em 2025
Cresce aviação executiva em Araxá 
Programa do Sistema Faemg Senar impulsiona a olericultura no Norte de Minas
Unimontes divulga lista do Vestibular com 1.484 candidatos aprovados
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
North acelera e reforça ataque