A Casa da Amizade do Rotary Club de Montes Claros Oeste realizou na última sexta-feira (9) evento mensal do Projeto Sopa Solidária, que tem o objetivo de promover a entrega de refeições para pessoas em estado de vulnerabilidade e população flutuante que utiliza dos serviços, sobretudo da saúde na cidade. A iniciativa existe há um ano e conta com o apoio dos rotarianos e das Damas da Casa de Amizade do Rotary Club. O projeto se consolidou como instrumento de auxílio aos mais necessitados, no momento em que os indicadores nacionais da fome mostram que o problema atinge cada vez mais famílias por todo o país.
O dia de ajudar o próximo é uma data que não tem um calendário fixo, mas pode ser celebrada a qualquer momento pela Casa da Amizade do RC de Montes Claros e assim, o projeto, através da sua coordenadora vai alternando os espaços que receberão as refeições. Neste mês, o Sopa Solidária atendeu as populações flutuantes da Santa Casa, Hospital Universitário (HU) e o Terminal Rodoviário.
A presidente da Casa da Amizade do Rotary Club de Montes Claros Oeste, Líliam Guimarães relata que o projeto de distribuição da sopa é uma ação concreta, que demonstra na prática o objetivo da “nossa organização: o ideal de servir. Colocamos em ação a solidariedade que pregamos. Mostramos nosso compromisso com o próximo e também nos sentirmos mais felizes e realizados”.
As Casas de Amizade, como associação, surgiram do sentimentalismo do povo latino-americano e hoje se estendem por diversos países do mundo rotário. Eles ocupam-se de promoções sociais e beneméritas, atuando no campo da filantropia e da assistência social e colaboram voluntariamente, com as realizações comunitárias empreendidas pelos respectivos Rotary Clubs. Contudo, não possui qualquer vínculo com o Rotary, a não ser aquele decorrente de parentesco de suas sócias com membros do Rotary Club, cuja ação principal é a filantropia.
O Rotary reúne uma rede global de voluntários dedicados a enfrentar grandes desafios mundiais. A organização conecta quase 1 milhão e meio de associados em mais de 46 mil clubes e 200 países e áreas. A maior prioridade do Rotary é a erradicação global da poliomielite e lançou seu programa de imunização contra a pólio, o Pólio Plus, em 1985 e, em 1988, tornou-se um dos principais parceiros na Iniciativa Global da Erradicação da Pólio.