Após uma missão oficial do Governo de Minas na Europa, que começou no último dia 13, com agendas na Bélgica França e Itália, o governador Romeu Zema retorna ao Brasil nesta segunda-feira (27/10). No dia seguinte, ele retorna a Montes Claros, onde participará da inauguração da planta do Laboratório Cristália e do anúncio oficial da futura expansão. A solenidade será às 10 horas na Unidade IX da farmacêutica, localizada na Avenida Osmane Barbosa, no Bairro JK, com a presença do prefeito Guilherme Guimarães e outras lideranças políticas e empresariais.
A confirmação da presença do governador Romeu Zema na inauguração foi feita pela gerência de Relações Institucionais e Comunicação Externa do Laboratório Cristália em convite enviado à Imprensa. Será o primeiro compromisso do chefe do Executivo estadual no seu retorno ao Brasil. Ele liderou nova missão internacional à Europa, que começou no dia 13. A comitiva do Governo do Estado percorreu Bélgica, França e Itália para atrair investimentos, buscar oportunidades de cooperação, consolidar relações bilaterais e conhecer novas estratégias para o desenvolvimento sustentável.
Esta é a terceira missão internacional conduzida pelo Executivo mineiro neste ano. Em maio, o governador Romeu Zema e outros representantes do Estado estiveram em El Salvador, na América Central, para conhecer as estratégias de segurança pública do país e avaliar possibilidades de intercâmbio de conhecimento.
Já em junho, o governador Romeu Zema seguiu para a Ásia, onde o Estado garantiu a atração de mais de R$ 300 milhões em investimentos durante a passagem pela China e Japão, além de reforçar o protagonismo mineiro na geração de energia limpa, tecnologia e também na cooperação em defesa civil.
CRISTÁLIA O Laboratório Cristália foi fundado em 1972, na cidade de Itapira, no interior de São Paulo, e hoje se tornou um Complexo Industrial Farmacêutico, Farmoquímico, Biotecnológico e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 100% brasileiro. A empresa hoje é líder na fabricação de anestésicos, sendo responsável pelo abastecimento de 95% dos hospitais brasileiros e também o maior produtor de anestésicos da América Latina.
A criação de uma unidade do Laboratório Cristália em Montes Claros é parte do verdadeiro boom que a cidade tem vivenciado nos últimos anos e que a consolidou como um verdadeiro polo industrial farmacêutico no país, caminhando para ser o maior polo da indústria farmacêutica da América Latina. Além de Montes Claros, o Cristália tem três unidades em Itapira/SP, e uma em Campinas/SP, São Paulo/SP, Cotia/SP e Pouso Alegre/MG.