[views count="1" print="0"]

IMPACTO SOCIAL E GERAÇÃO DE VALOR

A Credinor vive o cooperativismo em sua essência, com projetos que unem solidariedade, educação e desenvolvimento

Quando os primeiros cooperados da Credinor se uniram, há quatro décadas, o objetivo era simples e poderoso: crescer juntos e compartilhar esforços, sonhos e resultados. Desde o início, o cooperativismo nasceu como uma forma de olhar para o outro e somar forças para multiplicar oportunidades. E é justamente desse espírito coletivo que vem a força social da Credinor.

Ao longo dos anos, essa vocação de cuidar das pessoas se transformou em uma marca registrada. Em cada cidade onde chega, a cooperativa carrega o compromisso de alavancar a economia, o desenvolvimento humano e cultural. É o 7º princípio do cooperativismo (o interesse pela comunidade) vivido na prática, em ações que se traduzem em apoio, incentivo e transformação.

“O cooperativismo sempre foi sobre pessoas. Desde o início, a Credinor entendeu que não bastava crescer financeiramente, era preciso crescer com propósito. Cada investimento social que realizamos é uma forma de contribuir com a sociedade, que nos ajuda a crescer todos os dias”, pontua o presidente do Sicoob Credinor, Dario Colares.

Com uma trajetória marcada por inovações, a cooperativa acredita que o verdadeiro desenvolvimento é aquele que caminha ao lado do social e do humano. Em 2025, esse compromisso se estendeu ainda mais, alinhando à missão institucional aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Por meio da Fundação Credinor, foi possível estruturar um modelo de atuação robusto, que monitora impactos, amplia resultados e fortalece laços comunitários. Em 2025, mais de 11 mil pessoas participaram de iniciativas educacionais promovidas pela cooperativa em parceria com a Fundação Credinor, além das ações culturais, esportivas e sociais.

Entre essas ações está o programa Financinhas nas Escolas, que leva educação financeira e cooperativista para crianças do ensino fundamental, em parceria com o Instituto Sicoob. Neste ano, como parte do processo de expansão do programa, a iniciativa chegou em todas as 28 cidades que contam com agências do Sicoob Credinor. São milhares de crianças atendidas, além de capacitações realizadas com os professores.

“A educação é nosso instrumento de transformação. Acreditamos que mudanças duradouras começam com oportunidades reais. Por isso, promovemos programas educacionais, capacitações técnicas e ações sociais que empoderam pessoas e fortalecem coletivos”, destaca a coordenadora de cidadania e sustentabilidade da Credinor, Anna Caroliny Arruda.

REDE DE PARCEIROS

Para dar ainda mais alcance à atuação social, a Credinor conta com uma rede de parceiros que compartilham do mesmo objetivo de gerar impacto positivo. A parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) é um exemplo dessa atuação conjunta, que tem gerado frutos importantes para o desenvolvimento do campo com a realização de cursos e capacitação que levam inovação e conhecimento técnico aos trabalhadores rurais.

Do manejo de animais à mecanização agrícola, da apicultura ao uso de drones, a Credinor está ao lado de quem faz o agronegócio crescer. O apoio se estende ainda à agricultura familiar e ao agroextrativismo sustentável, com parcerias estratégicas junto a associações locais.

No incentivo ao empreendedorismo, o programa Norte Empreendedor, realizado em parceria com o Sebrae, já realizou mais de cinco mil atendimentos a pequenos negócios com consultoria, capacitação e orientação financeira. Essa iniciativa dá força ao comércio local e estimula o desenvolvimento de micro e pequenos empreendedores.

A atuação da cooperativa também ultrapassa fronteiras regionais. Em parceria com a Rabofoundation, instituição ligada ao banco holandês Rabobank, a Credinor apoia a apicultura sustentável, o reflorestamento de áreas degradadas e a melhoria da produção de mel junto à cooperativa de apicultores de Bocaiuva-MG.

O olhar para o social também passa pela valorização da cultura e da juventude. A Credinor investe em projetos que oferecem aulas gratuitas de artes, música, balé e inglês para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Além do aprendizado, os participantes recebem acompanhamento psicológico, clínico e odontológico, o que garante acolhimento e oportunidades reais de transformação.

O apoio da Credinor ao esporte também é motivo de orgulho. Desde 2022, a cooperativa é patrocinadora master do North Esporte Clube, equipe que nasceu com o ideal de valorizar os talentos do Norte de Minas e neste ano de 2025 conquistou o acesso para a elite do futebol mineiro, após ser campeã do módulo II.

Mas o trabalho vai além do campo profissional. Por meio do projeto Crias do North, a cooperativa apoia seletivas em diversos municípios, abrindo espaço para jovens atletas que sonham com uma carreira no futebol. Outro exemplo dessa atuação é o Carlão, time de futsal feminino que impacta mais de 60 atletas e incentiva a prática esportiva como instrumento de inclusão, disciplina e cidadania.

Em momentos de crise, a solidariedade também se faz presente. A Credinor participou ativamente da mobilização nacional em apoio às vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, e enviou donativos às famílias atingidas. Uma ação de empatia e cuidado que traduz bem a essência de uma instituição financeira cooperativista.

ATUAÇÃO CONJUNTA

A atuação social da Credinor também é resultado de um trabalho conjunto, que envolve diferentes áreas da cooperativa. O diretor de gestão de riscos, Erique Morais, acompanha de perto as iniciativas voltadas para a área de cidadania e sustentabilidade da Fundação Credinor e reforça que o impacto social é uma construção coletiva, guiada pelo propósito cooperativo.

Para ele, gerar valor social dentro de uma cooperativa financeira vai muito além dos números. É promover o desenvolvimento das pessoas e das comunidades onde a Credinor está presente, investindo em educação, inclusão e desenvolvimento local. Esse valor se manifesta, segundo Erique, na capacidade de transformar vidas e fomentar a cidadania, pilares que sempre fizeram parte do DNA do cooperativismo.

“Nosso compromisso é oferecer ferramentas para que cada um construa seu próprio desenvolvimento. É isso que faz a diferença e reflete o verdadeiro sentido de cooperar. Nesse ponto a Fundação dá forma ao que acreditamos. Ela traduz o cooperativismo em ações reais e reforça nosso papel como agentes de transformação social e econômica”, destaca Erique.

O futuro da cooperativa segue guiado pelo mesmo princípio que a originou há quatro décadas. A Credinor acredita que cada projeto apoiado é uma semente que floresce em forma de desenvolvimento. E se o tempo ensina algo, é que quando uma cooperativa assume o seu compromisso social, o resultado é comunidades mais fortes, humanas e preparadas para o amanhã.

Na próxima semana, a série especial Sicoob Credinor – 40 anos chega ao fim. Em “Juntos no presente, conectados com o futuro”, vamos mostrar que, se os primeiros 40 anos da cooperativa foram marcados pelo compromisso com o desenvolvimento regional, os próximos serão guiados pela inovação, pela juventude e por novas formas de cooperar.

A Credinor vive o cooperativismo em sua essência, com projetos que unem solidariedade, educação e desenvolvimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros tem horário especial
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização do Procon-MPMG aponta irregularidades em postos de combustíveis
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
Agência Móvel da Copasa chega a Montalvânia
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva
Semáforos piscando no amarelo exigem mais atenção
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
Programa leva ações de saúde direto à propriedade 
Cooxupé é líder no setor de Agricultura 
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva