A Fundação Hospitalar de Montes Claros – Hospital Aroldo Tourinho celebrou, na manhã desta segunda-feira (20/10), seus 38 anos de serviços prestados à saúde e ao bem-estar da população.
A solenidade comemorativa reuniu autoridades políticas e militares, representantes da sociedade civil e de hospitais, membros dos Conselhos Curador e Diretor, gestores, colaboradores e parceiros da instituição que fizeram parte dessa trajetória marcada por conquistas, expansão e compromisso com o atendimento humanizado.
O diretor vice-presidente da FUHMOC/HAT, psicólogo Cláudio Medeiros Santos, enfatizou o papel histórico do hospital e o compromisso contínuo com o cuidado integral: “cuidar não é um desafio simples. Nesses 38 anos de acolhimento ininterruptos, homenageamos todos os colaboradores, a partir dos fundadores dessa instituição que, ao longo do tempo, vêm representando para Montes Claros um centro de cuidados especializados e, sobretudo, humanizado”.
Durante o evento, os vereadores Eduardo Preto e Iara Pimentel ressaltaram a evolução do hospital nos últimos anos, destacando os avanços tecnológicos, o atendimento humanizado e a melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados, que têm garantido benefícios concretos à comunidade.
O procurador-geral do município de Montes Claros, advogado Danilo Soares de Oliveira, destacou a importância do HAT para o sistema de saúde do município, especialmente durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Sem a atuação deste hospital, não teríamos salvado muitas vidas naquele momento. Vocês foram vitoriosos e essenciais, entregando a vida para uma vocação maior. O hospital é uma construção contínua, e vocês são os atores principais deste movimento.
A superintendente do HAT, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, lembrou que “o crescimento da instituição reflete não apenas na ampliação da estrutura física, mas na qualidade assistencial. A essência do hospital continua centrada nas pessoas”.