Nesta sexta-feira (26), às 13 horas, a diretora do Departamento de Gestão e Provimento Profissional para o SUS do Ministério da Saúde, Aíla Sousa, receberá, no Centro Universitário FIPMoc (UnifipMoc), em Montes Claros, os novos médicos especialistas que já começam a atuar no SUS. A iniciativa inédita faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que visa ampliar o acesso da população a serviços de saúde especializados em regiões de difícil provimento médico. O objetivo é reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.
Na ocasião, também serão anun-ciados incentivos financeiros inéditos destinados a residentes, preceptores, tutores e coordenadores dos Programas de Residência em 20 especialidades médicas, entre outros. O objetivo é fortalecer a fixação de profissionais e incentivar a formação de especialistas em áreas prioritárias para o Sistema DE BUTUCA NAZARENO DIAS debutuca@ig.com.br – nazadiaz@yahoo.com.br Único de Saúde (SUS). Essa agenda ocorrerá de forma simultânea em outros nove Estados.
CONGRESSO APROVA
O Congresso Nacional aprovou, nessa quarta-feira (24/9), a Medida Provisória 1.301/2025, que criou o programa Agora Tem Especialistas, maior iniciativa da história do SUS para a redução do tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. No plenário da Câmara dos Deputados, a MP teve 403 votos a favor e foi aprovada com unanimidade no Senado. O texto agora segue para sanção presidencial ”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressaltou a aprovação por maioria esmagadora na Câmara e com unanimidade no Senado. “Isso mostra que estamos no caminho certo de atender uma preocupação da ampla maioria da população”, disse.
Para Padilha, a aprovação dá solidez às ações do programa, “sobretudo aquelas que são inovadoras, como a troca de dívidas dos planos de saúde e dos hospitais privados por mais cirurgias, atendimentos e exames; a criação do painel nacional de acompanhamento e monitoramento dos tempos de espera de cirurgias de todo o país; a qualificação da Fundação Oswaldo Cruz, do Grupo Hospitalar Conceição, da AGSUS, para colaborar com os estados e municípios a fim de fazermos mais cirurgias, mais exames, mais consultas e menos tempo de espera”, detalhou.
Para ampliar a capacidade de atendimento do SUS, o Agora Tem Especialistas mobiliza toda a estrutura de saúde do país, a pública e a privada. São dez eixos de ações que visam ampliar a oferta de serviços especializados de média e alta complexidade em seis áreas prioritárias: oncologia, ortopedia, ginecologia, cardiologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Essas iniciativas envolvem as unidades de saúde do SUS e, também, as operadoras de planos de saúde, os hospitais, as clínicas e os estabelecimentos de saúde privados que aderirem ao programa.
SERVIÇO: Chegada dos novos médicos especialistas no SUS e outros anúncios
Data: 26/9 (sexta-feira)
Horário: 13h
Local: Auditório do FIPMOC – na Rua Dr. Walter Ferreira Barreto, 284, Montes Claros – MG.