O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, nessa sexta-feira, 12, da cerimônia de entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. A honraria foi concedida a 120 personalidades e entidades que prestaram serviços relevantes à sociedade e que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais. Da Bancada do Norte de Minas foram condecorados os deputados Oscar Corrêa, do PP e Ricardo Campos, do PT. Eleitos em 2002, eles cumprem o primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário e na terra natal do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, honraria dedicada à memória e ao legado de JK. O chefe do executivo mineiro lembrou do desenvolvimento em que Minas e o Brasil passaram sob a gestão de JK. Ele destacou que o legado deixado pelo mineiro, filho de Diamantina, é inspiração para os governantes de hoje.
“Estar na cidade de Juscelino, comemorando sua história, é uma maneira de celebrar a capacidade humana e reforçar que nós podemos mudar a história de um país, assim como ele fez”, afirmou Romeu Zema. “JK provou que sempre vale a pena acreditar no Brasil e nos brasileiros, e que o nosso país tem potencial para ser uma nação próspera”, acrescentou o governador.
TRABALHO DAS CANTINEIRAS RECONHECIDO – Dentre os agraciados pela Medalha JK está a auxiliar de serviços de educação básica Eleni da Silva Virgílio. Na oportunidade, ela representou a categoria das cantineiras, responsável por preparar a alimentação dos milhares de alunos da rede estadual de ensino. Eleni trabalha numa escola da capital mineira e é uma das participantes do programa Mestres da Merenda, que vai premiar os melhores pratos feitos pelas cantineiras de Minas.
MUDANÇA DE LOCAL – Diferentemente de anos anteriores, quando a solenidade foi realizada em salões de festas do município, neste ano a cerimônia aconteceu no Largo Dom João, no centro histórico de Diamantina.
TRADIÇÃO – A Medalha JK foi criada pela Lei nº 11.902, de 1995, sendo entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 1902. A honraria é dividida nos graus “Grande Medalha” e “Medalha de Honra”. São agraciadas personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do Brasil.