Um acervo que conta a história de Montes Claros, em seus últimos 40 anos, pelo olhar de personalidades que ajudaram a moldar a cidade. O Projeto Memórias de Montes Claros (PROMEMOC), que será lançando nesta sexta-feira (12), com apoio da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O objetivo visa buscar fomentar a cultura local com parcerias via Lei Paulo Gustavo, traz registros de áudio e vídeo de eventos que são tradicionais na cidade, como Festas de Agosto, blocos de carnaval, festivais de música, poesia e folclórico, Festa Nacional do Pequi, carnavais, movimentos sociais, políticos e religiosos. Mas é também o registro de figuras que se notabilizaram na cena cultural da “Princesinha do Norte”.
No lançamento, que acontece no Museu Regional do Norte de Minas da Unimontes (Rua Coronel Celestino, 75 – Centro, Montes Claros, às 19h, será exibido trecho do primeiro dvd produzido com entrevistas dos 4 homenageados: Téo Azevedo, Olyntho da Silveira, Yvonne Silveira e Georgino Junior. São mais de 2 horas de entrevistas em que os 4 artistas contam “causos”, falam sobre a trajetória de cada um e sobre o amor por Montes Claros. O dvd é um presente do PROMEMOC para a cidade e será distribuído gratuitamente para quem participar da noite de lançamento.
Para o idealizador do projeto, Josecé Alves dos Santos, o acervo PROMEMOC contém importantes registros históricos que compõem a memória coletiva de Montes Claros e atestam uma história pública construída pela ação de seus cidadãos e cidadãs por décadas. São mais de duas mil horas de gravação de áudio e vídeo, coletadas ao longo de 40 anos, com as principais personalidades de Montes Claros, em várias áreas, sobretudo na área da cultura.
O lançamento nesta quinta será o primeiro material de uma série a ser entregue à população, pois ainda temos várias entrevistas, que estão dependendo apenas da autorização das famílias para que possamos transformar em dvd”, afirmou.
Logo após o lançamento, o público vai poder curtir show de Os Catrumanos, Denisar Mota e Jefferson Souza.