A juíza Cibele Lopes Macedo, diretora do Fórum Gonçalves Chaves, de Montes Claros, apoiará a luta pela criação da Vara Criminal Especializada em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, em Montes Claros.
Ela se reuniu com os dirigentes do Lions Clube Montes Claros Sertanejo, do Conselho Municipal da Mulher e da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG Mulher), quando explicou que, atualmente, tramitam na Justiça de Montes Claros cerca de 6.500 processos de casos de violência doméstica, que estão sob análise da Vara do Tribunal de Júri, mas que enquanto não é criada a Vara especifica, ela pensa em montar uma estrutura para atender estes casos.
A juíza Cibele Macedo explica que, em passado recente, Montes Claros participou de mutirão deste tipo de processos, com bons resultados.
O vice-presidente do Lions, Jefferson Tolentino, lembrou que o Lions levantou este assunto, aproveitando o Agosto Lilás, que tem como foco a discussão sobre o enfrentamento a violência doméstica, assim como em 16 de outubro será inaugurado o novo Fórum da Justiça de Montes Claros, sendo a oportunidade para criação da Vara Especializada da Mulher.
Márcia Beatriz, do Conselho da Mulher, salienta que é urgente criar esta Vara Especializada, como ocorreu em Contagem e Uberaba, informando que Montes Claros criou a rede das entidades, que atuam nesta área em defesa da mulher. Helena Santa Rosa reforçou o papel desta rede, informando, ainda, que a deputada Leninha, vice-presidente da Assembleia Legislativa, está em tratativas com a direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para a criação da Vara Especializada da Mulher em Montes Claros.
OAB MULHER A advogada Camila Lima, presidente da comissão da 11ª Subseção da OAB/MG Mulher, também mostrou a importância desta Vara Especializada, pois, estão crescendo os casos de violência doméstica.