A Prefeitura de Montes Claros está contratando, através de processo de licitação, empresa especializada para fornecimento de veículos que irão auxiliar nos serviços de retirada de resíduos e plantas aquáticas da lagoa do Interlagos. A contratação tem o objetivo de garantir a saúde da população e assegurar a funcionalidade do ecossistema para a população, que utiliza o espaço para práticas esportivas e atividades de lazer.
Construída na década de 1980 como um represamento artificial, a lagoa do Interlagos desempenha funções estratégicas como acumulação de água, suporte à drenagem urbana, melhoria do microclima e promoção de educação ambiental, abrindo uma rica biodiversidade que a torna um ponto de referência para estudos de corpos d’água.
Embora a vegetação aquática desempenhe papéis fundamentais como a estabilização de margens, oxigenação da água e suporte à cadeia alimentar, condições ambientais adversas como a eutrofização, que é o processo de enriquecimento excessivo de um ecossistema aquático com nutrientes levando a um crescimento descontrolado de algas e plantas aquáticas, e a baixa diversidade de predadores naturais podem levar ao crescimento excessivo de macrófitas, transformando-as em espécies daninhas.
A Prefeitura de Montes Claros não tem disponível em sua frota a quantidade necessária de equipamentos com as especificações técnicas adequadas para a realização da limpeza da lagoa do Interlagos. Desta forma, existe a necessidade da contratação. Assim, serão contratados 10 veículos do tipo caminhão basculante com capacidade mínima de carga de 12m3 e com, no máximo, 15 anos de fabricação. A empresa que fornecer os veículos também deverá disponibilizar operadores, combustível, manutenção preventiva, corretiva e reparos em geral.