[views count="1" print="0"]

North conquista acesso inédito à Primeira Divisão

Montes Claros de volta à elite do Campeonato Mineiro depois de 14 anos

Depois de 14 anos Montes Claros está de volta à elite do Campeonato Mineiro. Com apenas três anos de fundação, a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do North Esporte Clube, escreveu neste mês, um dos capítulos mais importantes da sua recente história, ao garantir o acesso inédito à Primeira Divisão do Mineiro.

A classificação consagra uma campanha marcada por regularidade, superação, trabalho em equipe e apoio da torcida apaixonada que, desde o início acreditou no projeto ambicioso do clube que, em seu primeiro ano de fundação foi campeão da Segunda Divisão, conhecida como terceirona do Mineiro. A presença do North na elite estadual recoloca Montes Claros no mapa dos grandes centros esportivos de Minas Gerais, abrindo caminho para novos investimentos, visibilidade e oportunidades para jovens talentos da região.

JULGAMENTO – O North garantiu acesso à elite após o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) homologar o resultado da partida com o Patrocinense nessa terça-feira (29/7). O julgamento ocorreu após o CAP entrar com pedido de impugnação depois da derrota por 2 a 1 no dia 17 de julho. O confronto foi válido pela 5ª rodada da fase triangular do Módulo II do Campeonato Mineiro. Ainda cabe recurso da decisão.

A alegação feita ao TJD era de que um apito externo confundiu os atletas durante a jogada que terminou com o primeiro gol da equipe norte-mineira, aos oito minutos do primeiro tempo. Por conta do que chamou de “interferência externa”, o Patrocinense destacou que o árbitro principal deveria interromper o confronto e reiniciá-lo com a bola no chão. Como isso não foi feito, a jogada prosseguiu e o North marcou o gol. Com o resultado do julgamento, os Gladiadores terminaram a fase triangular na liderança do grupo D, com oito pontos, seguido pelo Democrata-SL com seis e o Patrocinense com 1.

O CAMINHO À ELITE – A jornada rumo à elite começou com uma atuação consistente na primeira fase do Módulo II. Em dez partidas disputadas, os Gladiadores somaram 16 pontos e terminou a etapa inicial na terceira colocação da tabela geral. Foram quatro vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, números que já mostravam a solidez da equipe que teve como técnico, em parte da primeira faze, o Paulinho Guará, sendo substituído pelo então auxiliar-técnico Douglas Ferreira.

O ataque funcionou bem, balançando as redes 17 vezes, enquanto a defesa também sedestacou, garantindo um saldo positivo de quatro gols. Na fase decisiva, o Triangular Final, o North manteve o foco e o ritmo competitivo, somando mais 8 pontos em confrontos diretos contra adversários tradicionais e experientes. Com resultados importantes e atuações consistentes, o time montes-clarense garantiu matematicamente o acesso à Primeira Divisão com antecedência, despertando orgulho e emoção entre torcedores, dirigentes, atletas e apoiadores.

O dono da SAF do North, Victor Oliveira, não conteve a emoção ao falar sobre a conquista. “Foram muitas lutas, dificuldades e críticas enfrentadas nesses últimos anos, mas sempre com a certeza de que o sonho de tornar o esporte novamente um símbolo da nossa cidade e de ver a juventude com novas perspectivas de vida foi maior. Com a dedicação da equipe, o apoio dos patrocinadores e da torcida fiel, conseguimos o acesso à Primeira Divisão. Só tenho a agradecer a Deus e a todos que sonharam junto comigo e com o North. Seremos ainda maiores”, declarou, visivelmente emocionado.

O técnico Douglas Ferreira, que assumiu a responsabilidade de liderar o grupo dentro de campo, também fez questão de destacar a união do elenco e a força do projeto montado pela diretoria. “Primeiramente, agradecer a Deus por essa grande conquista e por esse clube grandioso. Agradeço a confiança do presidente Victor Oliveira e todo o esforço da diretoria e da comissão técnica, que sempre nos apoiaram. E, principalmente, aos meus atletas, que são os verdadeiros artistas, que buscaram isso até o fim. Estou muito orgulhoso de tudo que eles fizeram e por conquistarem esse acesso tão merecido para Montes Claros”, comemorou o treinador.

Apesar da comemoração pelo acesso, o North ainda tem um objetivo importante pela frente: a conquista do título do Módulo II. O clube enfrentará a URT na grande final da competição, em duelo que promete muita emoção e deverá ser confirmado nos próximos dias pela Federação Mineira de Futebol (FMF). A diretoria, comissão técnica e jogadores já voltaram as atenções para esse novo desafio, com a confiança renovada e o apoio da torcida, que promete lotar o estádio e empurrar o time rumo a mais um feito histórico

O acesso à Primeira Divisão representa não apenas um marco esportivo, mas também um impulso significativo para o desenvolvimento do futebol no Norte de Minas. Com estrutura em crescimento, projeto sólido de gestão e agora um elenco vencedor, o North Esporte Clube demonstra que está pronto para enfrentar os desafios da primeirona. A cidade abraçou o time, e ele respondeu com entrega, garra e resultados. Montes Claros, enfim, volta a sonhar alto no futebol mineiro – e o céu parece ser o limite para o North.

Montes Claros de volta à elite do Campeonato Mineiro depois de 14 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

FMF antecipa horário de partida entre Democrata e North
FMF antecipa horário de partida entre Democrata e North
North encara o Pouso Alegre neste sábado no Juvenção em Montes Claros
North encara o Pouso Alegre neste sábado no Juvenção em Montes Claros
Time dos 50Tões de Buritizeiro
Pirapora encerra "Campeonato 50Tão" com grande final neste domingo
Montes Claros Vôlei segue imbatível na Superliga
Montes Claros Vôlei segue imbatível na Superliga
Jogo dos Operários - Estádio Juvenção (17)
Depois da obra, a bola rolou no Juvenção
CORRIDA
Corridas de rua abrem 2026 levando esporte também às comunidades rurais
1
Mesmo sob chuva forte, North mantém ritmo de preparação para duelo decisivo no Mineiro
Bolsa Atleta 2026 abre inscrições a partir de 19 de janeiro
Bolsa Atleta 2026 abre inscrições a partir de 19 de janeiro
Montes Claros Vôlei abre temporada 2026 em casa
North conquista acesso inédito à Primeira Divisão
Brasil busca vitória e 2º lugar contra o Uruguai
Atlético tenta vencer o Flamengo de olho na Libertadores de 2025
Brasil tenta vencer o Peru para subir na tabela
Sorteio dos mandos de campo da semifinal será nesta sexta
Montes Claros Vôlei estreia neste domingo no Ginásio Poliesportivo
Contra o Grêmio, Cruzeiro tenta se manter no G7
Uberlândia perderá 38 orelhões até 28 
Criminoso preso após assaltar motorista de aplicativo em MOC
Transição climática neste ano eleva incertezas
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
Minas Gerais bate recorde em energia solar de uso empresarial