A diplomação dos eleitos em Montes Claros, nas eleições de 6 de outubro deste ano, será realizada no Espaço OAB, na próxima quarta-feira, 11, às 9h. A solenidade será presidida pelo juiz João Adilson Nunes, da 184ª Zona Eleitoral. Serão diplomados o prefeito eleito, Guilherme Guimarães Oliveira, do União Brasil, o vice Otávio Rocha Machado, do PP e os 23 vereadores e vereadoras. A solenidade contará com a presença de lideranças dos partidos que sustentaram a aliança que elegeu Guilherme Guimarães no primeiro turno das eleições deste ano, com expressiva votação. Presidente do União Brasil em Minas, o deputado federal Delegado Marcelo Freitas deve estar presente, o mesmo ocorrendo com os deputados Arlen Santiago, do Avante e Gil Pereira, do PSD.
A diplomação dos eleitos é um ato previsto na legislação e marca o encerramento do processo eleitoral. O ato consiste na entrega do diploma aos eleitos, um documento oficial emitido pelo Foro Eleitoral de cada município, e que é condição para a posse em 2025. O calendário eleitoral estabelece que a diplomação deve ser realizada até o dia 19 de dezembro. Cabe ao juiz eleitoral ou diretor do Foro Eleitoral de cada município definir a data e formato da entrega dos diplomas. PRIMEIRO TURNO – Com o apoio do prefeito Humberto Souto, o atual vice, Guilherme Guimarães, foi eleito no primeiro turno das eleições de outubro deste ano, em 6 de outubro, com expressiva votação. Ele acompanhou efetivamente a gestão nos últimos quatro anos, sobretudo a execução de obras na zona urbana e rural. Agora, vai assumir o comando do município em 1º de janeiro de 2025, com a intenção de dar prosseguimento aos projetos da atual gestão, voltados para a população.
SECRETARIADO – A expectativa na cidade é para a divulgação dos nomes que vão compor a equipe de governo de Guilherme Guimarães, que vão ajudá-lo a administrar o município. A previsão é de que o secretariado seja anunciado até a próxima semana, para que os futuros secretários tenham pelo menos duas semanas para tomar pé da situação dos espaços que comandarão na Prefeitura, já que serão empossados no início de janeiro, logo após a posse do futuro prefeito. A definição dos nomes deverá contar com a participação dos partidos que formaram a aliança e sustentaram o projeto político vitorioso do atual vice-prefeito