Há quase oito décadas, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Montes Claros é uma presença essencial no cenário econômico-social, representando com excelência os interesses de seus associados. Em sua trajetória, marcada por compromisso e inovação, a ACI celebra 75 anos no dia 31 de dezembro de 2024, escrevendo uma história dedicada ao desenvolvimento do segmento empresarial e ao fortalecimento da economia regional.
Com a missão de promover, desenvolver e representar o segmento empresarial, contribuindo com produtos e soluções para o êxito de seus associados, a ACI está sempre atenta às necessidades de seus membros e da comunidade. A ACI representa mais de 600 empresas de pequeno, médio e grande porte, de diferentes segmentos, cumprindo um papel relevante no desenvolvimento e progresso da cidade.
Sempre em busca de soluções para o desenvolvimento socioeconômico, a entidade se coloca à frente em debates com todas as esferas públicas: municipal, estadual e federal. A ACI presta serviços diversos com condições especiais para seus filiados, a partir de convênios com empresas parceiras. A nova sede, inaugurada em 2022, oferece uma das melhores infraestruturas para a realização de diversas atividades, como palestras, workshops, seminários e reuniões de negócios. Além disso, a ACI fomenta oportunidades para networking, captação de investimentos e fortalecimento da economia em Montes Claros.
“Durante estes anos, a ACI vem lutando por melhorias, mas sempre com o espírito de união e cooperação. Ao longo de décadas, os diretores prestam serviço voluntário, cada um com sua expertise, envolvidos com as questões políticas e administrativas da cidade, efetivamente contribuindo para o desenvolvimento e progresso”, destaca a advogada Gislayne Lopes Pinheiro, presidente da entidade. “A união com outras entidades e o apoio mútuo tornam a ACI ainda mais forte e representativa diante de pautas importantes para a cidade”, sustenta.
MEDALHA JAMIL HABIB CUR – A fim de resgatar a história da ACI, a presidente Gislayne Lopes Pinheiro prestará homenagem ao empresário Jamil Habib Curi, em reconhecimento à sua notável contribuição para o desenvolvimento econômico de Montes Claros, ao trabalho dedicado à Associação Comercial e ao incentivo ao associativismo ao longo de sua trajetória empreendedora. A primeira edição da Medalha será nesta quinta-feira, 5, e terá como homenageado Fernando Ferreira Deusdará, ex-presidente da ACI e idealizador da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics), que celebrou sua 29ª edição este ano.
“Esta é uma honraria que reconhece o exemplo de compromisso e dedicação de Jamil Habib Curi. Ao conferir anualmente a medalha a um empreendedor com relevantes serviços prestados à entidade, à classe empresarial e, consequentemente, à comunidade. Portanto, Fernando Deusdará, com mais de 30 anos dedicados à ACI e criador da Fenics, se coloca como merecedor desta comenda”, pontua a presidente.
HISTÓRIA – No início do século XX, em 1905, a história da ACI começa a ser escrita por iniciativa de Antídio Augusto Teixeira. A entidade patronal não obteve o êxito esperado, mas serviu como semente. Em 1920, o espírito de renovação contagia o idealismo cooperativista de alguns negociantes para formar, oficialmente, a primeira associação de Montes Claros, fruto de um projeto de 15 anos atrás.
Passados 20 anos, em 1935, foi fundado outro órgão também nomeado como Associação Comercial de Montes Claros. A Escola de Comércio foi o mais importante empreendimento da entidade. E nos últimos meses de 1949, a fim de atender à necessidade dos empresários, a Associação renasceu, tendo como seu primeiro presidente o Dr. Plínio Ribeiro dos Santos.