Está chegando a hora! Às 17h deste sábado (30/11), a bola rolará para a decisão da Copa Libertadores da América entre Atlético e Botafogo, no Estádio Monumental de Núñez, casa do River Plate em Buenos Aires. O Galo foi o líder do Grupo G da Libertadores, com 15 pontos, e teve a segunda melhor campanha das chaves do principal torneio do continente – atrás apenas do River. No mata-mata, o time alvinegro comandado pelo argentino Gabriel Milito precisou eliminar, em ordem, San Lorenzo-ARG, Fluminense e o próprio River Plate para chegar à decisão.
Já o Glorioso foi o vice-líder do Grupo D, com 10 pontos – mesma pontuação do líder Junior de Barranquilla-COL. Nas fases eliminatórias, os liderados de Artur Jorge deixaram Palmeiras, São Paulo e Peñarol-URU pelo caminho. O Atlético tem dois desfalques para o jogo mais importante de sua história recente. Costumeiramente titular com o técnico Gabriel Milito, o meio-campista Zaracho até viajou com a delegação para a Argentina, mas está fora por lesão muscular na parte posterior da coxa esquerda. A outra baixa é o jovem atacante Cadu, de 20 anos, que está contundido.
Apenas uma dúvida permeia a provável escalação do Galo, mas diversas possibilidades surgem a partir desta interrogação: quem será o substituto de Zaracho na decisão? A alternativa mais provável passa pela utilização do centroavante Deyverson, titular nos dois duelos contra o River Plate, pela semifinal. No entanto, Milito pode adotar estratégia mais conservadora para a partida decisiva e surpreender. Uma das opções passaria pela utilização do lateral-direito Saravia, que faria com que o Atlético atuasse com cinco homens de origem na linha defensiva.
A outra, menos provável, seria o acionamento do volante Otávio, que comporia “trio” com Alan Franco e Fausto Vera. Alguns nomes, ainda que frequentemente utilizados na temporada, correm por fora nesta disputa. São os casos do lateral-esquerdo Rubens e do meia-atacante Bernard, por exemplo.
Diante do cenário, a provável escalação do Galo para enfrentar o Botafogo pelo título da Libertadores tem: Everson; Lyanco, Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera, Alan Franco e Gustavo Scarpa; Paulinho, Hulk e Deyverson (Saravia ou Otávio).
BOTAFOGO
O Botafogo também terá dois desfalques: o lateral-direito Mateo Ponte, que terá de cumprir suspensão automática por ter sido expulso na semifinal contra o Peñarol-URU, e o zagueiro Bastos, que sofreu lesão na parte posterior da coxa esquerda diante do Palmeiras. Não há grandes dúvidas em relação à formação que Artur Jorge enviará a campo.
O substituto natural de Bastos deve mesmo ser Adryelson, que marcou um dos gols da vitória do Glorioso sobre o Verdão nesta semana. Assim, a provável escalação do Botafogo para medir forças com o Atlético pela taça tem: John; Vitinho, Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas, Gregore e Almada; Luiz Henrique, Savarino e Igor Jesus.