Na primeira etapa, o Projeto SUS Escolha contempla a participação dos hospitais de Montes Claros que realizam cirurgias eletivas: Santa Casa, Aroldo Tourinho, Universitário Clemente de Faria, Dilson Godinho e o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira. A operacionalização começa com seis procedimentos cirúrgicos: colecistectomia (remoção da vesícula biliar); colecistectomia por videolaparoscopia (remoção da vesícula biliar utilizando técnica menos invasiva do que a cirurgia aberta); hernioplastia incisional; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia crural unilateral e hernioplastia umbilical.
A hernioplastia é um procedi mento cirúrgico que corrige hérnias na parede abdominal, devolvendo os órgãos ou tecidos para dentro da cavidade abdominal e reforçando a região. Por meio de sistema informatizado os serviços de saúde farão o cadastramento dos pacientes para que eles façam a escolha do hospital onde desejará realizar a cirurgia eletiva.
Para subsidiar a escolha serão disponibilizados indicadores de qualidade assistencial dos hospitais. Entre eles estão: protocolo de cirurgia segura implantado; existência de acreditações hospitalares; taxa de infecção de sítio cirúrgico; taxa de mortalidade cirúrgica e previsão de giro da fila por prestador hospitalar e procedimento.
Às secretarias municipais caberá manter atualizados os registros da fila de espera de cirurgias eletivas no sistema SUSFácil–MG; monitorar o processo de escolha dos usuários; e realizar a busca ativa dos que não escolheram. Já o município de Montes Claros assumiu o compromisso de agendar a consulta pré-operatória conforme agenda disponibilizada pelo hospital escolhido. Aos hospitais caberá prestar serviços de qualidade aos usuários do SUS; enviar à Secretaria de Saúde de Montes Claros informações para compor os indicadores de qualidade; e autorizar a divulgação dos dados.