O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de Montes Claros, promoverá, no próximo sábado (23/11), a partir das 10h, o plantio de árvores em área verde, no Bairro São Mateus, em Montes Claros, com o objetivo de aprimorar a função ambiental daquele espaço público. O plantio, que é aberto a toda a população, será realizado em parceria com instituições públicas e organizações da sociedade civil, como Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Instituto Grande Sertão, Instituto Pegada Animal, moradores do bairro São Mateus, entre outros.
INTERVENÇÃO A ação de plantio de árvores no local, situado na quadra delimitada pelas ruas C, Diamante, E e H, ocorre após o Ministério Público ter sido acionado por moradores, que questionaram a retirada da última área verde do bairro. O Município de Montes Claros havia retirado a área para construir um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), compensando-a em outro bairro, sem nenhuma participação popular para discutir os impactos na vizinhança.
Após intervenção do MPMG, que instaurou o Inquérito Civil n.º 04.16.0433.0091759/2024-31 e recomendou a revogação do ato municipal, o Município de Montes Claros desistiu da construção no local, o que evitou a supressão de quase 40 árvores existentes no espaço público, conforme desejado pela população. O Cemei Madre Paula Elizabeth será construído em terreno situado nas proximidades, preservando a área verde urbana, escassa no município.