A eleição da nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência (Cisrun), que controla o SAMU Macro Norte, mobiliza as lideranças políticas da região. O atual vice e prefeito eleito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, do União Brasil, pretende concorrer à presidência do Consórcio, com o objetivo de fortalecê-lo para melhorar a prestação de serviços no Norte de Minas. Ele entrará na disputa atendendo a pedido de prefeitos e deputados.
Fora da cidade há alguns dias para descansar da intensa campanha eleitoral que o levou à vitória no primeiro turno, com votação expressiva, o sucessor de Humberto Souto confirmou nessa terça-feira, que vai concorrer à eleição no Cisrun. Afirma que seu objetivo é reestruturar o órgão em todos os sentidos para dar resposta mais positiva à crescente demanda dos municípios e da população pelos serviços ofertados em sua extensa área geográfica de atuação, visando a contribuir para salvar m ais vidas.
Para Guilherme Guimarães, como maior cidade da região e peso político expressivo, Montes Claros tem condições de comandar o Cisrun/SAMU com resultados mais positivos, no tocante a apoio consistente do poder público estadual e federal, para que tenha condições de reforçar sua estrutura para atuar mais concretamente na região. O prefeito eleito deixou claro que entra na disputa a pedido de prefeitos e deputados, que apontam a necessidade de mudanças mais efetivas no trabalho do Consórcio.
CONGRESSO – O futuro prefeito de Montes Claros participou nessa terça e quarta- -feira, do 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no Expominas, em Belo Horizonte. O evento contou com programação diversificada voltada para prefeitos eleitos para o primeiro mandato como também para os reeleitos. Ele retorna à cidade, visando articular para assumir a Prefeitura em 1º de janeiro. Além disso, também vai trabalhar para a disputa do comando do Cisrun/SAMU.
MOBILIZAÇÃO – O processo de disputa pela presidência do Cisrun sempre colocou em lados opostos lideranças políticas do Norte de Minas. E às vezes chegou a parar no Judiciário. O Consórcio hoje tem como presidente Rômulo Carneiro, do PT, prefeito de Juvenília. Ele conta com o apoio do deputado federal Paulo Guedes, do PT. Desde quando se conheceu o resultado das urnas, em 6 de outubro, que se iniciou articulações para a escolha da nova diretoria do Cisrun/Samu. Mais uma vez, a previsão é de que se tenha pelo menos duas chapas na disputa. Uma delas encabeçada por Guilherme Guimarães.