[views count="1" print="0"]

Seminário reforça a importância do enfrentamento às arboviroses

Seminário reforçou o enfrentamnento às arboviroses destcando as ações de educação em saúde e de mobilização da população de toda a região

Em todos os municípios as ações de educação em saúde e de mobilização da população, visando a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti não podem ficar centradas apenas no período sazonal de outubro a maio. Nesse período ocorre o aumento da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika, mas o cenário das arboviroses tem mudado tanto com a notificação de casos durante todo o ano, bem como as manifestações clínicas que, no caso das pessoas idosas, já não apresentam febre.

Esses foram alguns dos alertas que a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassou nessa quinta-feira (7), a gestores e profissionais de saúde de 86 municípios do Norte de Minas, durante a realização do primeiro dia do Seminário Macrorregional de Arboviroses. Em dois dias de evento, que prossegue nesta sexta-feira (8), mais de 700 gestores, coordenadores de vigilância epidemiológica e de saúde, bem como médicos e enfermeiros participam do Seminário. O evento também reúne dirigentes e equipes técnicas da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora

“No Norte de Minas, o enfrentamento das arboviroses constitui um verdadeiro desafio tanto para os municípios como para a Secretaria de Estado da Saúde. Neste ano enfrentamos um cenário bastante difícil e, para viabilizarmos uma situação menos complicada no período sazonal que começou em outubro deste ano e prossegue até maio de 2025, o Seminário Macrorregional de Arboviroses tem como foco preparar os municípios para a intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti. Esperamos não enfrentarmos um novo período crítico como o ocorrido neste ano, mas precisamos estar preparados para atendermos as demandas de saúde da população”, ressaltou Dhyeime Thauanne Pereira Marques, superintendente regional de saúde de Montes Claros.

Ainda na abertura do Seminário, a superintendente lembrou que a Secretaria de Estado da Saúde tem disponibilizado recursos financeiros aos municípios para a utilização em diversas ações de enfrentamento às arboviroses. “As ações, entre elas a realização de mutirões de limpeza, mobilização da população e uso de drones para a identificação de focos do Aedes aegypti em locais de difícil acesso são complementares e, se bem trabalhadas possibilitam aos gestores municipais o alcance de resultados que viabilizam a redução de doenças transmitidas pelo Aedes, bem como a ocorrência de óbitos”, completou.

Por sua vez, a superintendente estadual de vigilância epidemiológica, Aline Lara Cavalcante Oliva assinalou que “as ações de enfrentamento às arboviroses não é um problema exclusivo dos profissionais de saúde. É uma questão que envolve os mais diversos segmentos das administrações municipais, entre elas as secretarias de educação, limpeza urbana e obras, além da sociedade civil organizada”.

Por esse motivo, observou Aline Cavalcante, para que as ações de enfrentamento às arboviroses alcancem resultados positivos os municípios precisam articular o trabalho tanto com os diversos setores da administração municipal, além de buscar o envolvimento dos diversos segmentos da sociedade.

Aliado à realização de seminários de arboviroses em 16 macrorregiões de saúde do estado, Aline Cavalcante lembrou que neste ano a Secretaria de Estado da Saúde já definiu investimentos em várias ações de enfrentamento às arboviroses. Os valores estão distribuídos da seguinte forma: mais de R$ 120,3 milhões para o enfrentamento de doenças caracterizadas como emergências em saúde pública, com ênfase nas arboviroses e nas doenças transmissíveis agudas por vírus respiratórios; R$ 30,5 milhões disponibilizados a municípios e consórcios intermunicipais de saúde para a utilização de drones para o controle de focos do Aedes aegypti; e mais de R$ 28 milhões para a descentralização da aplicação espacial de adulticida a ultra baixo volume veicular para o controle do Aedes aegypti.

Seminário reforçou o enfrentamnento às arboviroses destcando as ações de educação em saúde e de mobilização da população de toda a região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

larissa jaiba
Minas Urbano incentiva jovens em Jaíba
CORAÇÃO DE JESUS
Credinor patrocina Vaquejada de Coração
divulgacao (2)
Copasa conquista prêmio nacional de ESG
© Torvim/stock.adobe.com
Anvisa determina recolhimento de produtos da Ypê após identificar falhas na fabricação
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
AGU garante piso mínimo do frete e fiscalização
Padre realizará romaria em julho
Atendimento ao CAIC Maracanã
Prorrogado prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem
Filhos da Terra” leva arte e identidade a escolas públicas
Esquadrão da Vida atua há mais de três décadas no cuidado e prevenção em comunidades
Maus-tratos poderão ter sistema nacional
Feira Brasil na mesa começa hoje
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ 
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal 
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí